“[...] este embrião é uma vida humana ou não? Ora, é claro que ele é uma forma de vida, assim como um óvulo e um espermatozoide também são. A real questão é "que formas de vida humana nós permitiremos perturbar?" A vida humana já é legalmente violada em algumas situações: por exemplo, no Brasil, reconhecemos como morta uma pessoa com morte cerebral, apesar de seu coração ainda bater. Esta é uma decisão arbitrária e pragmática, que nos facilita o transplante de órgãos, e que não é compartilhada por outros povos que só consideram morta aquela pessoa cujos órgãos vitais pararam de funcionar. E no outro extremo da vida humana, durante o desenvolvimento embrionário? Ao proibirmos o aborto, estabelecemos ser inaceitável a destruição de um feto. Por outro lado, se este feto for o resultado de um estupro ou representar risco de vida para a gestante, no Brasil, ele passa a ser uma forma de vida humana que pode ser eliminada.” (PEREIRA, 2008, p. 13)
Fonte: PEREIRA, L. V. A importância do uso de células-tronco para a saúde pública. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 13 (1), 2008.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As pesquisas com células-tronco embrionárias enfrentam importantes dilemas éticos que envolvem aspectos religiosos, culturais e filosóficos.
PORQUE
II. A obtenção de células-tronco embrionárias envolve a manipulação e destruição de embriões descartados de procedimentos de reprodução humana assistida.
Escolha uma opção:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
está correto por que é só pesquisar no goglle
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás