A expansão do cultivo do café pelo oeste paulista, a partir de 1850, coincidiu com a Lei Eusébio de Queiroz, que estabelecia o fim do tráfico negreiro. As grandes colheitas de café, que colocaram esse produto no primeiro lugar das exportações brasileiras, foram possíveis: * 5 pontos Imagem sem legenda porque a Lei Eusébio de Queiroz não foi respeitada, continuando o tráfico negreiro com a mesma intensidade que antes. Porque, como em Cuba, recorreu-se a trabalhadores chineses para substituir os escravos. Porque se generalizou o uso de máquinas na cultura e na colheita do café, dispensando mão-de-obra. Porque se recorreu ao tráfico interprovincial de escravos, junto com a vinda de imigrantes europeus. Porque, diferentemente do açúcar, o café requer pouquíssima mão-de-obra
Respostas
A relação mantida entre o cultivo do café a violação da Lei Eusébio de Queiroz reside no fato de que, mesmo após a sua proibição, o tráfico negreiro interprovincial foi mantido. Sendo assim, a resposta é a letra D.
O que dizia a Lei Eusébio de Queiroz?
A Lei Eusébio de Queiroz foi a responsável por abolir a prática do tráfico negreiro no Brasil, no ano de 1850. Apesar disso, mesmo após a sua proibição legal, a prática continuou a ocorrer no Brasil, especialmente para prover mão de obra para trabalhar o cultivo de café.
Junto com a Lei, no entanto, vieram as aplicações de medidas restritivas, que puniam aqueles que continuassem a prática. Através dessas medidas punitivas e restritivas, o tráfico negreiro deixou de existir efetivamente no Brasil em 1856.
Para melhor compreensão, seguem as alternativas dispostas da maneira correta:
a. Porque a Lei Eusébio de Queiroz não foi respeitada, continuando o tráfico negreiro com a mesma intensidade que antes.
b. Porque, como em Cuba, recorreu-se a trabalhadores chineses para substituir os escravos.
c. Porque se generalizou o uso de máquinas na cultura e na colheita do café, dispensando mão-de-obra.
d. Porque se recorreu ao tráfico interprovincial de escravos, junto com a vinda de imigrantes europeus.
e. Porque, diferentemente do açúcar, o café requer pouquíssima mão-de-obra.
Entenda mais sobre a Lei Eusébio de Queiroz aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3898973
#SPJ4