As Cortes portuguesas foram responsáveis por muitos conflitos relativos às decisões tomadas quando do retorno de D. João VI para Portugal após a Revolução de 1821. Para que se possa compreender o papel das Cortes na política brasileira, é preciso defini-las como um órgão formado por "deputados" que também incluíam os do Brasil, e que eram responsáveis pelas decisões advindas do poder administrativo, as quais, naquela conjuntura, causaram descontentamentos no Brasil
Respostas
"Diga ao povo que eu fico" é talvez a melhor definição de soberania do Brasil após ser colonizado por Portugal. Com o retorno das Cortes e nobreza portuguesa a Portugal, dom Pedro viu fragilidade na metrópole portuguesa e decidiu que seria a melhor hora para a independência, como nos indica a alternativa IV.
O dia do fico foi mister à independência
Quando decidido a ficar no Brasil, dom Pedro estabelece uma relação de rompimento com a coroa portuguesa no que diz respeito ao Brasil como colônia, tentando assim, realizar no Brasil uma nação independente.
O ato de ficar demonstrou rebeldia às Cortes Portuguesas, não apenas pelo fico, mas pela instauração de Senados em grandes cidades brasileiras.
Complemento da questão — alternativas:
Observe as informações abaixo e assinale a alternativa que indica as decisões das Cortes que levaram aos desentendimentos que resultaram na Independência:
- I – A criação de juntas governativas nas Províncias
- II – A transferência de várias repartições para Portugal
- III – O estabelecimento de uma monarquia dual Portugal - Brasil
- IV – O fim da abertura dos portos às nações amigas
- V – A exigência do retorno de D. Pedro para Portugal
Complemento sobre independência do Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/46747967
#SPJ4