Você constatou a ocorrência de algum crime ambiental, ou seja, algum dos filhotes não é filho legítimo do casal de chimpanzés? Justifique a sua resposta.
Respostas
Resposta:a) Sim, a técnica de Southern blot é adequada para a determinação da paternidade, pois permite a identificação do tamanho de um fragmento específico, o que possibilita a comparação entre a possível prole e os genitores. Nessa técnica, o DNA clivado e separado por eletroforese em gel de agarose é imerso em uma solução alcalina para desnaturar os fragmentos de DNA de dupla fita. Após esse processo, os fragmentos são transferidos para uma membrana positivamente carregada à qual aderem, criando uma impressão ou um “carimbo” (blot) do gel. O DNA ligado à membrana é, então, incubado e o local no qual a sonda hibridiza pode ser detectado por diferentes tipos de filmes ou outros métodos que sejam sensíveis à luz ou aos elétrons emitidos pelo DNA marcado.
b) Sim, foi constatado um crime ambiental, visto que somente o filhote A é filho legítimo do casal de chimpanzés. Isso pode ser contatado por meio da observação da canaleta 3, em que a banda espessa, provavelmente, representa as bandas de ambos os genitores. Além disso, a análise das caneletas 4 e 5 revela que os filhotes B e C são animais contrabandeados, pois ambas as suas bandas não podem ser encontradas nos genitores.
Explicação:
88**9**93**76**82**55**..,.,.,.,.,.,.,.,.