O psicodiagnóstico foi desenvolvido pela psicologia clínica e representa, de fato, um importante meio de auxílio ao diagnóstico psicopatológico. A esse respeito, considere as informações da tabela e julgue as afirmativas:
Passos
Especificações
1.
Determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar).
2.
Definir as hipóteses e os objetivos do processo de avaliação. Estabelecer o contrato de trabalho (com o examinando e/ou responsável).
3.
Estruturar um plano de avaliação (selecionar instrumentos e/ou técnicas psicológicas).
4.
Administrar as estratégias e os instrumentos de avaliação.
5.
Corrigir ou levantar, qualitativa e quantitativamente, as estratégias e os instrumentos de avaliação.
6.
Integrar os dados colhidos, relacionados com as hipóteses iniciais e com os objetivos da avaliação.
7.
Formular as conclusões, definindo potencialidades e vulnerabilidades.
8.
Comunicar os resultados por meio de entrevista de devolução e de um laudo/relatório psicológico. Encerrar o processo de avaliação.
Fonte: Passos de um processo psicodiagnóstico. Hutz et al. (2016).
I. Instrumentos padronizados de avaliação psicológica são importantes ferramentas na identificação de psicopatologias, porém acabam limitando a atuação do psicólogo no processo psicodiagnóstico.
II. Ao identificar as forças e as fraquezas do avaliando, essas informações servirão para que seja possível formular recomendações terapêuticas adequadas como por exemplo, terapia breve e prolongada, individual, sistêmica, de grupo, entre outras.
III. A devolutiva faz-se uma etapa dispensável, uma vez que as informações essenciais a serem repassadas são apresentadas ao longo do processo avaliativo e relacionadas às circunstâncias pessoais passadas e presentes.
IV. O processo psicodiagnóstico tem início no encaminhamento, que é o que justifica a sua realização. Vários são os profissionais que podem solicitar a avaliação psicológica, como neurologistas, psiquiatras, pedagogos, entre outros. No entanto, muitas vezes o encaminhamento é vago, cabendo ao psicólogo o seu esclarecimento prévio, para então ter certeza de que a indicação é, de fato, para um psicodiagnóstico.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
III e IV, apenas.
b.
I, II e III, apenas.
c.
II, III e IV, apenas.
d.
II e IV, apenas.
e.
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Alternativa correta letra A
III e IV apenas
Explicação:
Respondido pelo AVA
zildibalbino10:
corretoooo
respondido por:
5
Resposta:
III e IV, apenas. (CORRIGIDO PELO AVA)
Explicação:
Mesmo quando é detectada a presença de algum transtorno mental, o objetivo maior do psicodiagnóstico é encaminhar o indivíduo para o tratamento mais adequado. Além disso, determinar os motivos da consulta e/ou do encaminhamento e levantar dados sobre a história pessoal (dados de natureza psicológica, social, médica, profissional, escolar) caracteriza a primeira etapa do processo.
A resposta correta é:
III e IV, apenas..
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás