• Matéria: Psicologia
  • Autor: zildibalbino10
  • Perguntado 2 anos atrás

Para se começar uma pesquisa, Asti Vera (1979), defende a idéia que o propulsor para um estudo é o problema pois sem ele não há razão de realizar a pesquisa. Em Ander – Egg (1978), já tinha uma concepção estruturada de pesquisa aliada ao conhecimento, na qual a classificava como um procedimento. Este procedimento consistia em um sistema que pudesse ser controlado, avaliado, mas que acima de tudo descobrisse novos dados e informações, não se restrigindo a nenhum tipo específico de conhecimento. Aplicada as ciências sociais, Marconi; Lakatos (2002), definem pesquisa como instrumento fundamental para a resolução de problemas coletivos. Pois, Selltiz et al (1965) defendia que a definição e respeito a aplicação dos métodos é que realmente poderia trazer resultados nem sempre satisfatórios mas com certeza fidedignos. Em conformidade com Marconi; Lakatos (2002), quando a respeito de uma das características da pesquisa, podendo até enquadrar-se como um dos primeiros passos de uma pesquisa, que é de acordo com o autor a exploração técnica, sistemática e exata, onde o pesquisador basea-se em estudos já realizados por teóricos anteriores e pesquisas, a fim ter a certeza do método a ser trabalhado e se realmente está com o delineamento correto. Da mesma forma, Silveira (2004), denomina este procedimento de revisão de literatura. Além disso, Marconi; Lakatos (2002), apontam para a necessidade de registrar na própria pesquisa a fonte e referência de onde foram retiradas as informações. Para isso, no Brasil segue-se um padrão que é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT (2005).

DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2008.



A pesquisa por si só não é capaz de provar uma teoria, mas pode acumular exemplos de casos em que a teoria não foi refutada. Portanto, uma boa teoria é aquela que sobrevive intacta ao longo de muitas tentativas sinceras e severas de falsificação, pois segundo o falsificacionismo, testar uma teoria é tentar provar que ela está errada.

COZBY, Paul C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. Atlas, 2006.



Para que o conhecimento seja considerado científico, é necessário determinar o método, ou seja, o meio para se chegar a um determinado fim. Portanto, o método científico consiste no conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir tal conhecimento.

Imagine que você é um(a) psicólogo(a) de um Centro de Psicologia Aplicada de referência em sua região e está começando a identificar o problema de pesquisa sobre o qual irá iniciar a sua investigação. A partir disso, já consegue definir o objetivo geral e os específicos da pesquisa para então, ser possível delinear qual o método irá implementar: se qualitativo ou quantitativo – de acordo com a natureza do seu objeto de pesquisa ("o quê irá pesquisar") e suas variáveis (causa e efeito) etc. Trabalhar com pesquisa científica exige etapas importantes a serem identificadas, definidas e delineadas para que, de fato, a pesquisa científica aconteça. Nesse exemplo, a sua pesquisa é a respeito do uso de jogos de vídeo game com armas/mortes e o desenvolvimento da agressividade em crianças entre 6 e 8 anos. De uma forma geral, observa-se que o objeto de pesquisa foi definido. Com isso, o método empregado será o quantitativo, dadas as variáveis a serem medidas: uso do vídeo game com armas/mortes e a agressividade.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.





Dado o exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O método qualitativo difere, em princípio, do quantitativo, à medida que não emprega um instrumental estatístico como base na análise de um problema, não pretendendo medir ou numerar categorias.

PORQUE



II. A pesquisa qualitativa descreve a complexidade de determinado problema, sendo necessário compreender e classificar os processos dinâmicos vividos nos grupos, contribuir no processo de mudança, possibilitando o entendimento das mais variadas particularidades dos indivíduos.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

b.
As asserções I e II são proposições falsas.

c.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Respostas

respondido por: buholiveria
8

Resposta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Explicação:

Em sentido amplo, para Richardson (1989, p. 29) “(...) método em pesquisa significa a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e explicação de fenômenos”. Desta forma, todo trabalho de pesquisa deve ser planejado e executado de acordo com as normas que acompanham cada método. As duas estratégias de pesquisa, em termos de aplicabilidade, podem ser chamadas de abordagem qualitativa e abordagem quantitativa, utilizando-se uma classificação bastante ampla. Segundo Diehl (2004) a escolha do método se dará pela natureza do problema, bem como de acordo com o nível de aprofundamento. Ademais, estes métodos são diferenciados, além da forma de abordagem do problema, pela sistemática pertinente a cada um deles (RICHARDSON, 1989). Diehl (2004) apresenta um esboço acerca destas duas estratégias: a) a pesquisa quantitativa pela uso da quantificação, tanto na coleta quanto no tratamento das informações, utilizando-se técnicas estatísticas, objetivando resultados que evitem possíveis distorções de análise e interpretação, possibilitando uma maior margem de segurança; b) a pesquisa qualitativa, por sua vez, descrevem a complexidade de determinado problema, sendo necessário compreender e classificar os processos dinâmicos vividos nos grupos, contribuir no processo de mudança, possibilitando o entendimento das mais variadas particularidades dos indivíduos. De modo geral quantitativa é passível de ser medida em escala numérica e qualitativa não.


zildibalbino10: corretoooo
respondido por: izabelamachadoaug
7

Resposta:

Alternativa correta letra A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Explicação:

Respondido pelo AVA

Perguntas similares