As mudanças climáticas têm fortes ligações com a perda da biodiversidade que observamos praticamente em todos os ecossistemas terrestres, aquáticos e no ambiente marinho. A resiliência dos ecossistemas e sua capacidade de reagir a mudanças dependem, em grande parte, de sua biodiversidade.
a.
o funcionamento de nossos ecossistemas está sendo pouco afetado pelas mudanças climáticas, não somente aquelas em nível global, mas também regional e até mesmo local.
b.
as alterações observadas na taxa de precipitação e sua sazonalidade, e no aumento de temperatura, estão afetando o funcionamento dos ecossistemas.
c.
as mudanças climáticas têm grande potencial de modificar o clima somente no Rio de Janeiro.
d.
as mudanças climáticas não afetam o ciclo das chuvas.
e.
nas florestas tropicais, a baixa da produção de biomassa, mortalidade das árvores, alterações na distribuição e baixa de espécies e incêndios estão entre as mudanças relacionadas à elevação de CO2 atmosférica.
Respostas
Considerando o que foi exposto no texto do enunciado a respeito das mudanças climáticas, podemos afirmar que as alterações observadas na taxa de precipitação e sua sazonalidade, e no aumento de temperatura, estão afetando o funcionamento dos ecossistemas. Sendo assim, a opção B está correta.
Mudanças climáticas e a biodiversidade
As mudanças climáticas impactam diretamente na biodiversidade do planeta. Com o aumento das temperaturas, os habitats estão se alterando rapidamente e os animais muitas vezes não conseguem se adaptar a essa mudança.
Quando alguns organismos não conseguem mais sobreviver, os outros seres vivos, que vivem na mesma área e que dependiam deles, sofrem. Os ursos polares estão muito ameaçados por causa das mudanças climáticas. Outro animal em risco são as abelhas, que desempenham papel tão importantes para a agricultura.
Aprenda mais sobre mudanças climáticas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/33910174
#SPJ1
Resposta:
letra B, com certeza a B, .....................
88**9**93**76**82**55**..,..,.,.,,,,,,,,,,,,