PARA ENTENDER U 1. As hipóteses levantadas por você sobre as slow news se confirmaram após a leitura do artigo de opinião? Comente com os colegas. 2. O título do artigo de opinião que você leu é formado por duas expressoes e língua inglesa que são explicadas ao longo do texto. a) O que são fake news e slow news? b) Em sua opinião, o título do artigo desperta o interesse do leitor? Justifique c) O título dá uma pista ao leitor sobre a ideia defendida pelo autor? 3. No início de um artigo de opinião, é comum que o autor apresente seu ponto de vista sobre o tema. Leia as afirmações abaixo e copie no caderno aquela que expressa a tese (ideia central) defendida no texto. 1. As fake news são um fenômeno relacionado ao bate-boca entre pesquisado- res, especialistas e estrategistas. II. O fenômeno slow news relaciona-se a um comportamento da cultura i III. O fenômeno fake news pode ser combatido com a adoção de uma nova prá- tica jornalística. IV. O imediatismo e o furo jornalistico são a solução para diminuir o ritmo da troca de informações. 4. Releia os dois primeiros parágrafos do texto e responda às questões abaixo. a) O que é o furo noticioso? Por que ele é importante para a imprensa? b) Qual é a relação do furo com as fake news? c) De que maneira as fake news comprometem a credibilidade da imprensa? 5. Há diferentes maneiras de introduzir um artigo de opinião. Copie a alternativa que apresenta a estratégia empregada pelo autor para iniciar seu texto. 1. Define um conceito. II. Conta uma história que contextualiza o tema. III. Lança perguntas ao leitor, gerando reflexão sobre um problema. IV. Apresenta um problema.
Respostas
1) A maior parte dos estudantes provavelmente vai pensar que slow news e fake news são coisas parecidas, por causa da semelhança entre os dois termos em inglês.
- Esta impressão inicial mudará com a leitura do artigo.
- Mesmo os que não leram vão ajustar sua opinião a partir do debate em aula.
2) a) As fake news são as notícias falsas ou mentirosas, muitas vezes distribuídas deliberadamente.
Slow news é como alguns autores e jornalistas estão chamando a proposição de notícias com apuração mais cuidadosa, sem a pressa do imediatismo.
b) O título do artigo, "Das fake news ao fenômeno das slow news", é voltado ao público especializado de jornalistas e, talvez, professores.
- O público mais amplo, que não conhece os dois conceitos, pode não perceber a importância do tema pelo título.
- Um tema para debate é que para distribuição escolar, por exemplo, o artigo poderia ganhar um título mais explicativo.
c) O autor fala em "fenômeno das slow news", o que aponta, já no título, que ele atribui uma dimensão importante ao que chama de "slow news".
- O artigo vai confirmar isso, defendendo a relevância e importância dessa modalidade de apuração.
3) Alternativa III. O artigo defende que as slow news são uma nova prática jornalística que abre mão do imediatismo e da corrida pelo "furo" jornalístico a fim de enfrentar a ameaça das fake news.
4) a) No jargão jornalístico, "furo" é uma notícia exclusiva dada em primeira mão. Muitos jornalistas e veículos de imprensa valorizam o furo porque ele, em princípio, mostra a competência de apuração da redação.
b) O problema é que na corrida para dar "furos", ou seja, noticiar em primeira mão, pode-se acabar não checando a informação com o cuidado que isso mereceria.
- A coisa piora quando amadores, como blogueiros e pessoas em geral com acesso a redes sociais, passam a postar informações assim que tomam conhecimento delas, para competir com os jornais.
- Muitas vezes, não há qualquer verificação. Este é um dos motivos pelos quais as fake news se alastraram.
c) As fake news comprometem a credibilidade da imprensa em geral. A opinião pública tende a agrupar todos os veículos de comunicação sob um único guarda-chuva, a chamada "mídia" ou "grande imprensa".
- Isso inclui, agora, também muitos blogs e particulares que publicam conteúdo em redes sociais.
- A existência de erros tende a se refletir sobre a imprensa em geral, não só sobre quem errou.
5) Alternativa IV. O artigo começa apresentando um problema, mencionando que o "bate-boca" sobre fake news pode levar a uma renovação das práticas jornalísticas, que o texto identifica com o conceito de slow news.
Artigo foi publicado no Observatório da Imprensa
O artigo discutido no exercício foi escrito por Carlos Castilho e se chama "Das fake news ao fenômeno slow news". Foi publicado em 2017 no Observatório da Imprensa.
- O Observatório da Imprensa é uma iniciativa de órgãos de imprensa e universidades para discutir o jornalismo.
- É voltado tanto a profissionais, professores e estudantes quanto ao público em geral.
- O objetivo é refletir sobre as práticas jornalísticas e também dar visibilidade a questões ou trabalhos importantes da área de comunicação.
Continue aprendendo sobre jornalismo aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/2931568
https://brainly.com.br/tarefa/46992280
https://brainly.com.br/tarefa/49491353
#SPJ1
A S.A pode te ajudar com o seu trabalho acadêmico, trabalho de conclusão de curso, nivelamento, cursos complementares, estágio supervisionado, desafio nota máxima, dentre outras atividades.
Como? (65) 99206 55 42