• Matéria: História
  • Autor: marlonbarrosso1833
  • Perguntado 3 anos atrás

Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram qua­tro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados

Respostas

respondido por: RayanaSE
0

Sobre a Guerra de Canudos, os grandes proprietários rurais, por necessitarem de mão-de-obra abundante e barata, e a Igreja ao pretender manter os fiéis sob seu controle procuraram impedir os pobres de viver com autonomia no arraial de Canudos.

Resposta: Letra A.

Guerra de Canudos

Guerra de Canudos foi um conflito armado envolvendo o exército brasileiro e membros da comunidade sócio-religiosa liderada por Antônio Conselheiro em Canudos, no interior da Bahia. O conflito, ocorrido entre 1896 e 1897, destruiu a comunidade e matou a maioria dos 25 mil habitantes de Canudos.

Historicamente caracterizada por fazendas de baixo rendimento, secas periódicas e desemprego crônico, a região viveu uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos dirigem-se a Canudos, município liderado pelo peregrino Antônio Conselheiro, que compartilham a crença em uma redenção milagrosa que salvará os humildes habitantes do Sertão do flagelo do clima e da exclusão econômica e social.

Alternativas:

Está correto associar ao acontecimento histórico que o texto descreve, o que se afirma em:

A

Os grandes proprietários rurais, por necessitarem de mão de obra abundante e barata, e a Igreja ao pretender manter os fiéis sob seu controle procuraram impedir os pobres de viver com autonomia no arraial de Canudos.

B

A criação de exércitos particulares, pelos grandes proprietários, e a independência de alguns grupos de fanáticos que  viamno arraial de Canudos recusavam a se sujeitar ao controle dos fazendeiros e da Igreja Católica.

C

A ampliação da autonomia provincial e o fortalecimento do poder dos coronéis nos Estados mais pobres incentivaram o ataque militar ao arraial de Canudos, onde se reunia grande número de seguidores do monge João Maria.

D

Os objetivos dos líderes do movimento de Canudos, de restaurarem a monarquia e as reivindicações e divagações sobreas injustiças de que eram vítimas o povo pobre do campo, ameaçaram a estabilidade do regime republicano.

E

A intenção dos seguidores de Antônio Conselheiro, reunidos no arraial de Canudos, em derrubar o presidente da Repúblicae moralizar a política nacional, propunha a implantação de um programa para alterar as estruturas da sociedade.

Para mais informações sobre Canudos, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/43228307

#SPJ4

Perguntas similares