porque a crise de 1929 contribuiu para o surgimento do facismo e do nacismo?
por favor preciso de ajuda:))
Respostas
Alemanha nazismo (Inteiramente dependente das exportações e dos empréstimos externos, a Alemanha sofreu as conse quências da crise de 1929 e da retirada dos capitais dos Estados Unidos. Muitas indústrias fecharam suas portas, e o desemprego industrial chegou a 44% da população economicamente ativa.
Diante da crise, os grupos socialistas ganharam força. Por outro lado, também crescia o movimento nazista, com seu discurso nacionalista, de rejeição ao Tratado de Versalhes, e sua proposta de unidade nacional. As Tropas de Assalto, conhecidas como SA, ligadas ao Partido Nazista, atacavam organizações socialistas e comunistas.
Para ampliar o apoio popular, os nazistas apresenta ram propostas que beneficiavam os trabalhadores do campo e das cidades: reforma agrária sem indenização nacionalização dos grandes grupos empresariais e par ticipação dos trabalhadores nos lucros das empresas anulação das dívidas dos agricultores, preços melhores para as colheitas e salários dignos para os operários.)
Itália facismo (Após a Primeira Guerra Mundial, assim como nos outros Daíses da Europa, a economia da Itália se deteriorou. Empre sas fecharam suas portas e o desemprego atingiu niveis altissimos. Além disso, a sociedade italiana enfrentava o drama das perdas humanas na guerra: 500 mil mortos e 400 mil mutilados.
De um lado, a crise do pós-guerra e o fortalecimento das organizações operárias fizeram avançar as propostas Socialistas, influenciadas pela Revolução Russa. Do outro, desempregados, ex-combatentes e antigos socialistas fun daram o Fasci di Combattimento, grupo paramilitar liderado por Benito Mussolini. O movimento combatia os comu nistas, a democracia liberal e as organizações operárias e socialistas.
Em outubro de 1922, os fascistas promoveram a Marcha sobre Roma. Pressionado, o rei convocou o líder fascista (a partir daí conhecido como o Duce, "o Condutor") a ocupar o cargo de primeiro-ministro.
Como chefe de governo, Mussolini extinguiu os partidos políticos de oposição, censurou a imprensa e criou uma polícia política que vigiava e punia os opositores do regime.)