• Matéria: ENEM
  • Autor: gabyhamdar
  • Perguntado 2 anos atrás

A pluralidade das articulações entre educação e saúde está marcada nas diferentes formas. Sobre essas, analise as afirmativas a seguir.

I. A expressão “educação para a saúde” pode denotar uma concepção verticalizada de educação, na qual profissionais de saúde ensinam à população ignorante a adotar hábitos saudáveis, enquanto “educação popular em saúde” organiza-se a partir da aproximação com os sujeitos.

II. Os aspectos históricos são os únicos a serem mobilizados quando da caracterização dos campos da educação e da saúde, e de suas relações. Considerações do ponto de vista epistemológico deixam de ser importantes ao atentarmos para as especificidades do estatuto e das práticas de produção de conhecimento nos dois campos.

III. Sob um olhar sociológico, percebemos uma relativa independência no que diz respeito à constituição e à configuração das comunidades científicas da educação e da saúde, dado que cada uma possui suas próprias regras de pertencimento, vinculações institucionais, veículos de produção científica, entre outros aspectos que caracterizam os campos científicos.

IV.No espaço comunitário, a educação em saúde se dá privilegiando os movimentos sociais locais, num entendimento de saúde como prática social e global, tendo como balizador ético-político os interesses das classes populares. Baseia-se no diálogo com os saberes prévios dos usuários dos serviços de saúde, seus saberes 'populares', e na análise crítica da realidade.

RESPOSTA I, II E III
A pluralidade das articulações entre educação e saúde está marcada nas diferentes formas pelas quais o próprio campo se autodenomina, a saber, "educação para a saúde", "educação popular em saúde", "educação e saúde", "educação em saúde", "educação na saúde", entre outras. Refletindo sobre as implicações de tal diversidade para o campo da Saúde Coletiva, Falkenberg et al. (2014) discutem diferentes sentidos para cada uma delas. Para as autoras, a expressão educação para a saúde pode denotar uma concepção verticalizada de educação na qual profissionais de saúde ensinam a população ignorante a adotar hábitos saudáveis enquanto educação popular em saúde organiza-se a partir da aproximação com os sujeitos.

Os aspectos históricos não são os únicos a serem mobilizados quando da caracterização dos campos da educação e da saúde, e de suas relações. Por exemplo, considerações do ponto de vista epistemológico são importantes ao atentarmos para as especificidades do estatuto e das práticas de produção de conhecimento nos dois campos. Não menos importante é o fato de que, do ponto de vista da construção de cada um destes campos científicos sob um olhar sociológico, percebemos uma relativa independência no que diz respeito à constituição e à configuração das comunidades científicas da educação e da saúde, dado que cada uma possui suas próprias regras de pertencimento, vinculações institucionais, veículos de produção científica, entre outros aspectos que caracterizam os campos científicos (BOURDIEU, 2004).

[...] no espaço comunitário, privilegiando os movimentos sociais locais, num entendimento de saúde como prática social e global e tendo como balizador ético-político os interesses das classes populares. Baseia-se no diálogo com os saberes prévios dos usuários dos serviços de saúde, seus saberes 'populares', e na análise crítica da realidade (FALKENBERG et al., 2014, p. 849).


neiinhasantosalves22: resposta correta I,III e IV
sylvioaugusto: A correta é I, III e IV
luanamm28: A correta é I, III, IV
ampjhonny: concordo a minha deu dessa forma 1 -3 -4

Respostas

respondido por: patigiroleti
30

Considerando-se o contexto sobre o conceito de "educação para a saúde", voltado para as perspectivas de saúde e de bem-estar tanto individual como comunitário e social, está correto os itens I, III e IV.


Educação para a Saúde

É através dessas ações que a pessoa consegue tomar decisões conscientes sobre as escolhas mais "saudáveis", estimulando a promoção de uma vida mais saudável em que a pessoa participa ativamente desse processo educativo. Pode ainda ser entendida como uma promoção em saúde em que a atividade educativa tem como finalidade o aumento da conscientização das comunidades com as questões relacionadas à saúde, sendo uma estratégia de promoção.

Assim, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) a educação para a saúde é entendida como uma atividade, uma ação que se exerce sobre as pessoas com o sentido de modificar os comportamentos, com o objetivo de se adquirir e conservar hábitos de saúde saudáveis, aprendendo a utilizar os serviços de saúde que estão disponíveis e tornar as pessoas capacitadas para tomar decisões, tanto individuais como coletivas, que implicam na melhoria do estado de saúde e saneamento do meio em que se vive.

Para saber mais sobre educação para a saúde acesse: https://brainly.com.br/tarefa/7370681

#SPJ1


greyciiramos: O correto é I, III e IV.
robertadesouza97: A minha também deu errado colocando l,ll lll, deu certo I,III,IV, resposta verificada mas
luanamm28: A resposta apesar de "verificada! foi considerada errada. Acabei de fazer e a resposta considerada correta foi I, III, IV.
silvajo8: A resposta deu certo II,III,IV
ampjhonny: agora deu certo 1 - 3 - 4
Perguntas similares