Fatores internos à área da saúde, como o desenvolvimento de descobertas bacteriológicas ao longo do século XIX; a ênfase na doença e a influência do pensamento positivista ao tentar compreendê-las por meio de relações de causa e efeito; a argumentação a favor de metodologias científicas rigorosas e desconsiderando a relevância de fatores sociais no entendimento do processo saúde-doença, estão relacionados à base de perspectivas higienistas para educação em saúde. Sobre essas perspectivas, analise as afirmativas a seguir.
I. A base de perspectivas higienistas para a educação em saúde indica que as condições sanitárias são vistas como fatores preponderantes na eliminação dos focos de doença, e que estão tipicamente presentes nos documentos que orientam práticas escolares em saúde nessa época.
II. Essa visão em saúde possui uma contrapartida em visões educacionais que valorizam a ordem e a disciplina, por meio do controle dos espaços e dos corpos como forma de criar condições para a aprendizagem.
III. Na ruptura com as perspectivas higienistas são instituídas, na primeira metade do século XX, as orientações nutricionais para a merenda escolar, os exames antropométricos e a valorização da prática de exercícios físicos.
IV.As práticas higienistas e de controle sanitário no cenário sociopolítico do início do século XX fazem com que esse seja marcado por preocupações com as consequências da industrialização, seu efeito no crescimento das cidades e no surgimento de doenças.
É correto o que se afirma apenas em:
a.
I, II e IV.
b.
I e II.
c.
I, II e III.
d.
II e III.
e.
II, III e IV.
Respostas
respondido por:
16
Resposta: A - I, II e IV
Explicação:
respondido por:
3
Resposta: I,II e IV
Explicação:Foi no bojo das perspectivas higienistas que foram instituídas, na primeira metade do século XX, as orientações nutricionais para a merenda escolar, os exames antropométricos e a valorização da prática de exercícios físicos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
a.
I, II e IV.