a.
A abordagem preventiva passa a incluir aspectos socioeconômicos, educacionais, culturais, políticos e psicológicos para além dos biológicos, como fatores determinantes de saúde dos indivíduos, e tratar a capacitação/empoderamento e a participação efetiva na promoção de saúde como um recurso para melhores condições de vida.
b.
Podemos estabelecer relações entre distintas concepções e possibilidades de articulação entre conceitos de saúde e de educação. De fato, tanto há perspectivas e tendências no campo caracterizadas por princípios e práticas de inspiração crítica, quer dizer, voltadas à construção de formas de transformação social, quanto aquelas que estão associadas a estratégias de controle e de ajuste dos indivíduos a padrões normativos.
c.
A visão predominantemente preventiva da Medicina foi dando lugar a uma visão curativa e coletiva, que considera aspectos ambientais e epidemiológicos no entendimento da relação saúde-doença.
d.
Essa visão preventiva em saúde rompe com as capacidades físico-funcionais e de bem-estar físico e mental dos indivíduos, e destaca a necessidade de mudanças de comportamento para adoção de estilos de vida saudáveis.
e.
Será a visão preventiva da Medicina que ampliará a conceituação de saúde, deixando de focalizar no indivíduo.
Respostas
Avalie as afirmativas a seguir sobre a visão preventiva da Medicina. Assinale a correta:
Resposta:
b. Podemos estabelecer relações entre distintas concepções e possibilidades de articulação entre conceitos de saúde e de educação. De fato, tanto há perspectivas e ten
Explicação:
Essa é a correta no gabarito.
Resposta:
A opção mais adequada acerca da visão preventiva da Medicina é:
Podemos estabelecer relações entre distintas concepções e possibilidades de articulação entre conceitos de saúde e de educação. De fato, tanto há perspectivas e tendências no campo caracterizadas por princípios e práticas de inspiração crítica, quer dizer, voltadas à construção de formas de transformação social, quanto aquelas que estão associadas a estratégias de controle e de ajuste dos indivíduos a padrões normativos
Explicação:
Para responder essa questão é importante entender sobre a Medicina Preventiva.
Medicina Preventiva
Sabe-se que ao longo do tempo a Medicina tem sofrido uma evolução na forma de abordar o paciente e entender sobre o processo saúde-doença. No passado, a medicina era apenas focada na doença que o paciente possuía, de modo que os hospitais eram subdivididos em alas com o nome dos respectivos órgãos acometidos.
Atualmente, sabe-se que o processo saúde-doença sofreu alterações, sendo considerados também os fatores socioeconômicos, educacionais, culturais, políticos e psicológicos, visto que esses possuem influência direta na saúde do indivíduo. Assim, a Medicina Preventiva visa atuar nesses fatores, com o intuito de prevenir o advento de doenças e promover saúde.