Um dos principais impactos negativos decorrentes de acidentes com derramamento de petróleo em extensas áreas no mar é a formação de uma camada de óleo sobre a área atingida. Podemos dizer que em tais acidentes:
Selecione a resposta correta:
A
a camada de óleo impede a penetração de luz, assim, não ocorre a fotossíntese pelas algas bentônicas que, no sistema oceânico, são os principais organismos fotossintetizantes.
B
a dissolução do oxigênio atmosférico na água não ocorrerá, em razão da grande presença de óleo, causando a morte de peixes em larga escala, até daqueles que não tiveram contato com o óleo.
C
a porção mais afetada é a do zooplâncton, em razão da morte de organismos impregnados pelo óleo. O mesmo não ocorre com o fitoplâncton, que tem parede celular que o impermeabiliza, permitindo sua sobrevivência.
D
o óleo, ao ser derramado, cria uma película superficial, o que não afeta tanto os organismos marinhos, pois eles se deslocam. Porém, atinge as aves pescadoras, pois o óleo gruda em suas penas, podendo ocasionar a morte por afogamentos.
E
o plâncton, que é a principal fonte de produção primária para o ambiente marinho e considerado como a base da cadeia trófica oceânica, é diretamente atingido pela camada de óleo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: LETRA A
Explicação:
Vai ser a morte da vida Marinha Pois como o petróleo é uma substância Apolar e a água uma substância polar, o petróleo criará uma película sob a água que impedirá a entrada de luz e os gases necessários para a respiração e fotosíntese da vida Marinha.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás