A Justiça Restaurativa é um novo modelo de Justiça voltado para as relações prejudicadas por situações de violência. Valoriza a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas no conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. A ética restaurativa é de inclusão e de responsabilidade social e promove o conceito de responsabilidade ativa. O principal objetivo do procedimento restaurativo é o de conectar pessoas além dos rótulos de vítima, ofensor e testemunha; desenvolvendo ações construtivas que beneficiem a todos. Sua abordagem tem o foco nas necessidades determinantes e emergentes do conflito, de forma a aproximar e corresponsabilizar todos os participantes, com um plano de ações que visa restaurar laços sociais, compensar danos e gerar compromissos futuros mais harmônicos. A justiça restaurativa, como modelo de reação ao crime, se adequa a qual modelo? A) Integrador. B) Clássico. C) Ressocializador. D) Dissuasório
Respostas
A alternativa correta referente ao modelo de reação do crime da justiça restaurativa, é a Letra A: Integrador
Do que se trata a justiça restaurativa?
A justiça restaurativa é um modelo criado para solução de conflitos entre as partes de um processo na década de 1970 para substituir a concepção tradicional da justiça criminal, a justiça punitiva-retributiva.
Em outras palavras segundo o que afirma a ONU trata-se de um processo restaurativo em que a vitima e o delinquente irão participar diretamente ao mérito do processo.
Assim, com base nesse modelo é possível restaurar aquele que cometeu o fato criminoso a sociedade, isto é, educa-lo para a prevenção de incidência de novos crimes e integra-lo ao meio social, ao contrario do antigo modelo onde buscava apenas punir o criminoso pelo ato ilegal.
Entenda mais sobre a Justiça Restaurativa aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/50829043
#SPJ4