A professora Débora propôs à turma a seguinte tarefa: Escreva um algoritmo para ensinar um computador como achar uma palavra no dicionário. O texto 1 mostra a resposta de João e o texto 2 exibe a resposta de Tatiana. Com base nos textos e nos conteúdos abordados sobre Algoritmos, é correto afirmar que:
Respostas
Resposta:
Explicação:
O texto 1 é apenas uma ideia em forma de texto livre, não possui passos definidos, sendo assim, não se caracteriza como um algoritmo. O texto 2 é um algoritmo (escrito em linguagem natural), pois tem detalhes suficientes para poder ser traduzido em uma linguagem de programação.
Resposta: B - O texto 1 é apenas uma ideia em forma de texto livre, não possui passos definidos, sendo assim, não se caracteriza como um algoritmo. O texto 2 é um algoritmo (escrito em linguagem natural), pois tem detalhes suficientes para poder ser traduzido em uma linguagem de programação.
Explicação: Letra B. Os computadores são bons em executar tarefas repetitivas, mas temos que lembrar que eles não possuem inteligência própria, de modo que é preciso criar padrão de comportamento e, em seguida, especificar esse padrão de modo que o computador possa executá-lo. Logo, computadores por si só não sabem como se organiza um dicionário e precisamos ensiná-lo. Com isso, o texto 1 não é tido como um algoritmo, pois consiste numa solução em prosa, sem se ater aos detalhes necessários para implementar uma linguagem de programação. Já o texto 2 é tido como um algoritmo, pois expressa uma solução detalhada e simplificada que pode ser adaptada para a linguagem computacional.