• Matéria: Ed. Física
  • Autor: keniastarpop
  • Perguntado 3 anos atrás

Suponha que você é professor e deseja fazer sua turma refletir sobre todas as mudanças relacionando o treinamento físico na era Paleolítica. Como você evidenciaria, de maneira crítica, durante sua fala aos alunos, pontos que relacionem a nova era da agricultura, o homem e a sociedade com treinamento físico/sobrevivência/trabalho?

Respostas

respondido por: pamelatls1
0

Resposta:

Explicação:

Ainda que os modelos teóricos proponham uma história do treinamento físico a partir das Olimpíadas, é inegável que o homem já tinha relação com certo treinamento físico anterior. Mesmo que de forma não intencional, ele se preparava fisicamente em suas atividades diárias. Na transição e evolução da era Paleolítica (homem das cavernas) para a era Neolítica, uma nova configuração de relação com o meio forçou o homem a treinar novas aptidões motoras.

O domínio da agricultura fez com que o homem, que antes só caçava, agora experimentasse uma nova condição, a do plantio. E, ainda que de forma não intencional, isto é, ainda pautado na subsistência, o homem passou para um novo treinamento físico: arar a terra, semear, regar, acompanhar o crescimento e a colheita certamente trouxeram novas aptidões e requisições motoras.

Além disso, começa naquela época uma segregação social importante, que já determinava, de certa forma, o desgaste motor pelo trabalho árduo nos campos ou pelas navegações, prioritariamente para as classes menos abastadas, em detrimento das mais abastadas. Essa condição se reverteu tempos depois, já na Idade Média, e sobretudo no Renascimento, quando a atividade física e o treinamento eram realizados pelos mais abastados em forma de entretenimento ou merecimento, em detrimento dos menos abastados, que continuaram sua relação mais trabalhista e escravista.

Perguntas similares