Tendo em vista que a industrialização propicia a existência de empregos nas regiões urbanas e a população rural vai em busca dessas oportunidades, entretanto, vários fatores externos afetam os dois processos, impedindo que se dê uma interpretação linear. De acordo com Darcy Ribeiro, abaixo são propostas algumas consequências desse processo de êxodo rural: I- O monopólio da terra e a monocultura promovem a expulsão da população do campo, com dimensões espantosas. II- A população urbana aumenta drasticamente no período de 1940 a 1980, III- As cidades não sofreram com a chegada dos migrantes das zonas rurais, pois já estavam preparadas para recebê-los com uma infra-estrutura apropriada. IV- A população rural começa a voltar ao campo, pois a mecanização das lavouras não é suficiente para dar conta das necessidades de produção. V- Com esse violento êxodo rural, nenhuma cidade brasileira estava preparada para receber esse contingente espantoso de população.
Respostas
respondido por:
0
Sobre o fenômeno do êxodo rural, estão corretas as afirmações I, II e V.
O Êxodo Rural e sua relação com a urbanização no Brasil
Sabe-se que um dos principais impulsionadores do processo de urbanização é o êxodo rural. A mecanização do campo e a criação de empregos na indústria são fatores que intensificam a saída do campo e a fixação de um grande contingente de trabalhadores, principalmente nas grandes cidades industriais.
No Brasil, o processo de industrialização se intensificou na década de 1940, fazendo crescer intensamente a população urbana do país. As cidades não contavam com infraestrutura para receber tantas pessoas, crescendo de forma desordenada.
Para saber mais sobre êxodo rural, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5091505
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás