1) Por que as terras indígenas continuam sendo as que menos sofreram desmatamentos na Amazônia?
2) O quê é uma Terra Indígena (TI)?
3) O quê é a FUNAI e quais suas responsabilidades?
4) quais as principais pressões contra as terras indígenas existentes?
5) O quê e como funciona o processo de demarcação de terras indígenas?
6) Você acha que os indígenas devem ter suas terras reconhecidas e homologadas? Se não, por que não? Se sim, por que sim?
Respostas
1)Pesquisas mostram que os direitos de propriedade têm implicações para a capacidade dos povos indígenas de conter o desmatamento em seus territórios.
2)As Terras Indígenas são “territórios de ocupação tradicional”, são bens da União, sendo reconhecidos aos índios a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.
3)A Fundação Nacional do Índio (Funai) é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro.
4)A invasão, ocupação e exploração do solo brasileiro foram e são determinantes para as transformações radicais que os povos originários passam no decorrer de cinco séculos. Um longo processo de devastação física e cultural eliminou grupos gigantescos e inúmeras etnias indígenas, especialmente através do rompimento histórico entre os índios e a terra.
5)É muito provável que o processo de identificação e demarcação de Terras Indígenas seja freado e que se afrouxem as barreiras que impedem o desmatamento, passando-se por cima das leis que garantem a proteção ambiental. As Terras Indígenas cumprem papel essencial de preservação da biodiversidade, rios, nascentes e solo, dada a convivência harmoniosa entre os povos e a floresta.
6)As terras indígenas devem sim ser reconhecidas e homologadas, pois elas são essenciais na preservação da biodiversidade, rios, nascentes e solo, além, que os indígenas tem uma convivência harmoniosa com a floresta.
ESPERO TER TE AJUDADO!!!
BONS ESTUDOS!!!