Existe um padrão na divisão das cavidades do coração na maioria das espécies de cordados? Justifique.
Respostas
Resposta:
O sistema circulatório dos vertebrados mostra uma evolução ocorrida entre os grandes grupos. Na maioria das espécies de cada grupo, há um padrão na divisão das cavidades do coração. Isto pode ser confirmado na frase dos anfíbios, o coração dos anfíbios tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura de sangue venoso com o sangue arterial neste último.
Anfíbios possuem coração formado por três câmaras. No ventrículo, os dois sangues encontram-se, porém, vale destacar que não há uma mistura completa entre eles.
Explicação:
Os peixes apresentam um coração formado por duas câmeras, que estão em sequência: um átrio e um ventrículo.
O coração dos anfíbios, diferentemente dos peixes, apresenta dois átrios separados e apenas um ventrículo, sendo formado, portanto, por três câmaras.
O coração dos répteis varia de acordo com o grupo estudado. Nos não crocodilianos, observa-se a presença de dois átrios, entretanto, o ventrículo ainda é parcialmente dividido.
O coração das aves é formado por quatro cavidades distintas: dois átrios e dois ventrículos.
O coração dos mamíferos, assim como o das aves, apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
Características dos cordados
são celomados (têm uma cavidade revestida pela mesoderme, que origina os órgãos internos); têm simetria bilateral; são deuterostomios (o blastóporo dá origem, inicialmente, ao ânus); apresentam, na embriologia: notocorda, tubo neural e fendas branquiais na faringe (faringeanas).