Caso 1 Paciente do sexo feminino, deu a luz a uma criança sadia de 3,5kg. Entretanto durante o parto ocorreu hemorragia grave, que evoluiu para choque pós parto. Mesmo após recuperação a mãe não foi capaz de amamentar o filho. A paciente retornou após um mês com quadro de letargia, náuseas, vômitos, apesar do rápido aumento de peso. O médico suspeitou de depressão pós parto e começou a tratar a paciente. Após 1 ano de tratamento a paciente não apresentou melhoras e ocorreu piora no quadro com involução das mamas, rarefação dos pelos das axilares e pubianos, além de falta de libido, redução da força muscular e fadiga extrema. Após a consulta com o endocrinologista foi diagnosticada.
1-Qual o provável diagnóstico?
2-Explique os sinais clínicos apresentados?
3-Sugira tratamentos.
Respostas
1 - O provável diagnóstico para a paciente do caso 1 é Síndrome de Sheehan, que é um infarto da glândula hipófise causado normalmente por complicações hemorrágicas do parto.
2 - Os sinais clínicos apresentados são decorrentes da falta dos hormônios produzidos pela hipófise, que coordena a função da tireoide, glândula suprarrenal e ovários.
3 - O tratamento se baseia na reposição hormonal. Sendo assim, para repor hormônios da tireoide faz-se o uso de levotiroxina; para repor hormônios ovarianos pode-se lançar mão de anticoncepcionais combinados e, para repor hormônio da suprarrenal, pode-se utilizar corticoesteroides. Deve-se avaliar necessidade de repor hormônio do crescimetno.
Síndrome de Sheehan
A síndrome de Sheehan caracteriza-se pelo hipopituitarismo pós-parto secundário à infarto hipofisário causado por episódio de hipotensão ou choque por causa de hemorragia maciça durante ou após o parto.
O quadro clínico pode ser agudo ou crônico. Nas manifestações agudas, há sinais de insuficiência adrenal aguda, sendo a agalactia um dos primeiros sinais, acompanhada de rápida involução da mama e o não retorno aos ciclos menstruais regulares.
As manifestações crônicas incluem características dos vários déficits hipofisários, como astenia, fadiga e confusão mental, além de pele hipopigmentada e rarefação dos pelos axilares e pubianos.
A rarefação dos pelos axilares e pubianos é causada pela diminuição dos esteróides secretados pela adrenal; a astenia, fadiga e confusão mental são decorrentes da falta de hormônios tireoideanos; já perda do libido, ciclos mentruais irregulares e involução da mama é decorrente da falta de hormônios ovarianos.
Leia sobre os hormônios hipofisários em: https://brainly.com.br/tarefa/32328999
#SPJ9