A qualidade da água está ligada direta ou indiretamente a 80% das doenças no mundo, de acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017. Em razão da importância dos cuidados com o líquido essencial para o corpo e para a limpeza doméstica, a Associação dos Controladores de Pragas de Santa Catarina (ACPRAG) indica que o procedimento de higienização de caixas d'água seja feito a cada seis meses. Além da periodicidade, os serviços de limpeza e desinfecção devem ser feitos por empresas licenciadas pela Vigilância Sanitária para garantir o controle da qualidade da água, de acordo com artigo 56 do decreto 1846/2018 emitido pelo Governo do Estado de Santa Catarina. Em uma análise feita por uma empresa privada à uma série de caixas d`água de um bairro de Santa Catarina, foi relatado que a população daquele local corria sério risco de desenvolvimento de disenteria por conta de um tipo de protozoário encontrado.
A empresa está correta. Pode-se perceber que são cistos de indivíduos do gênero Entamoeba. Altamente infectantes e com alto potencial para desenvolvimento de sintomas entéricos.
A empresa está errada. Os cistos observados são de Entamoeba coli. Um tipo de ameba inofensiva ao ser humano quando ingerida, por isso não causaria qualquer tipo de surto.
A empresa está correta. Os cistos encontrados na amostra de água demonstram o cisto do parasito causador da giardíase, Giardia duodenalis, um protozoário ciliado.
A empresa está correta. A partir da análise do cisto, que apresenta muitos núcleos, por volta de 7, entende-se que a população está desenvolvendo criptosporidiose.
A empresa está errada. O material encontrado é um trofozoíto de Cryptosporidium, um parasito que não causa sintomas graves, sendo esta parasitose autolimitante.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
Explicação:
daniribeiro375:
Não vi a resposta
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás