A criação e abertura de uma instituição de ensino não é uma tarefa fácil. Como a escola é uma empresa, há uma série de exigências, do ponto de vista legal e contábil, que precisam ser atendidas. Dada a natureza dos serviços prestados, há também um legislação específica para cada etapa da Educação Básica, que contempla orientações para organização curricular e para o planejamento das práticas pedagógicas, bem como, exigências para a organização dos espaços e para a contratação de profissionais, devidamente, habilitados.
Assim sendo, imagine a seguinte situação:
Imagine que a sua vizinha, sabendo que você está cursando Pedagogia, procurou-o/a para contar que está pensando em transformar a casa dela, em uma escola de Educação Infantil.
Segundo ela, essa será uma tarefa fácil, porque só precisará comprar alguns brinquedos, alguns móveis, colocar uma placa, contratar ?umas moças que queiram trabalhar? para tomar conta das crianças e para brincar com elas, além de fazer uns folhetinhos de propaganda...
Ela quer saber a sua opinião sobre as ideias que teve e ver se você tem alguma orientação adicional.
Quais orientações você daria para sua vizinha?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
A vizinha parece ter uma ideia equivocada sobre a abertura de uma escola. Antes de mais nada, ela precisa fazer uma análise das demandas locais por uma nova escola de Educação Infantil e estudar a legislação referente à faixa etária com a qual deseja trabalhar, para que possa estruturar, de maneira adequada, o espaço físico e material da escola. Estudar a legislação significa, também, saber que é necessário solicitar a autorização de abertura para a Prefeitura da cidade onde será aberta, especificamente, na Secretaria da Educação, uma vez que, mesmo para o atendimento a crianças pequenas, é preciso respeitar o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na qual há a exigência de formalização.
A estruturação adequada requer a análise da viabilidade financeira, tendo em vista que há diversos custos com documentação, adequação do espaço, mobiliário e materiais. Além disso, é preciso dizer para ela que, embora seja uma empresa, a escola deve priorizar a qualidade do ensino oferecido. Sendo assim, é preciso contratar profissionais qualificados para que o papel da escola, que é de cuidar e educar, possa ser cumprido, e os objetivos propostos, atingidos.