As curvas características da bomba são: altura de elevação em função da vazão; potência mecânica de acionamento em função da vazão e eficiência em função da vazão. As curvas de eficiência estão diretamente relacionadas com as curvas de altura de elevação e potência consumida. Geralmente, as curvas de eficiência possuem comportamento parabólico, com concavidade voltada para baixo. Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - A eficiência da bomba é nula para a condição de shut-off e aumenta gradativamente com a vazão até seu ponto de máximo, a partir desse ponto, a eficiência decresce continuamente com o aumento da vazão. Esse comportamento sugere um ponto ótimo de máxima eficiência na operação da bomba. No ponto BEP ocorre a máxima eficiência da bomba. PORQUE II - No BEP as perdas hidráulicas do escoamento no interior da bomba são minimizadas, possibilitando um melhor aproveitamento da potência mecânica consumida. O projeto de um sistema de bombeamento eficiente exige que a bomba opere próximo da vazão do BEP. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. B. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. C. As asserções I e II são proposições falsas. D. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I
Respostas
A partir do nosso conhecimento em curvas de eficiência, podemos considerar as proposições I e II como verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Para considerar a letra D como correta, precisamos aprender mais sobre curvas de eficiência.
Curvas de eficiência em bombas
O coeficiente η de eficiência em bombas é medida em %, onde todas apresentam um "melhor ponto" (μmáx), indicando onde a bomba funciona mais eficientemente.
A eficiência da bomba depende da dimensão da bomba em diâmetro e sua qualidade de produção.
A curva de desempenho mostra a correlação entre o caudal do fluido (Q) e o diferencial de altura manométrica (H) que a bomba produz.
Para fins de cálculo de eficiência, devemos considerar as unidades de (Q) como m³/h ou litros/s e para (H) em metros, além do estilo de montagem utilizado, sendo série ou paralelo.
Para bombas em série, as curvas são traçada separadamente para cada trecho e somadas as perdas ao final. Já nos modelos em paralelo, a vazão é a mesma em todo o percurso, somam-se as perdas de carga ocorridas em cada trecho.
Aprenda mais sobre curva de eficiência aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24774178
#SPJ4