Assistentes sociais são profissionais cuja atuação implica, dentre outros aspectos, na maneira como promovem a disseminação de informações com vistas à conscientização da população sobre os direitos sociais constitucionais e a maneira como cabe ao Estado o enfrentamento das desigualdades e vulnerabilidades decorrentes das expressões da questão social. Para que esse processo de conscientização ocorra, é pertinente considerarmos a necessidade de que se estabeleça a comunicação e que o referido profissional tenha conhecimento sobre aquilo que informará ao seu interlocutor. Conforme Mariano (2020), as fontes do conhecimento podem ser racionais e sensíveis
Respostas
Relacionado a profissão de assistente social vinculada a comunicação, torna - se possível dizer que o processo de conscientização ocorre a partir do conhecimento que ocorre entre a observação da realidade e sua racionalidade e por conhecimentos sensíveis, sendo a alternativa 2 a correta: Empirismo.
Processo de conscientização em assistência social
O processo de conscientização que ocorre no ramo da assistência social possui na comunicação e no diálogo uma das formas de enfrentar as desigualdades para o enfrentamento de problemas sociais.
Dessa forma, podemos dizer que a filosofia empirista auxilia nesse processo de conscientização, pois levam em consideração as questões sociais ligadas a vivência existente na sociedade e por isso a alternativa 2 é a adequada.
Abaixo, o restante da questão não descrita que diz assim:
O tipo de conhecimento que decorre da combinação entre observação da realidade e sua racionalização é:
Alternativa 1 - Racionalismo
Alternativa 2 - Empirismo
Alternativa 3 - Intelectualismo
Alternativa 4 - Apriorismo
Alternativa 5 - Pragmatismo
Para saber mais sobre empirismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1674121
#SPJ4