• Matéria: Informática
  • Autor: olgasouza633
  • Perguntado 3 anos atrás

3) A alocação contigua simples (outro termo usado para monoprogramação sem troca de processos ou paginação) foi utilizada nos primeiros sistemas operacionais e ainda está presente em alguns sistemas monoprogramáveis. O usuário tem o controle sobre toda a memória, podendo acessar qualquer posição dela e, até mesmo, a área do sistema operacional. Neste método, a utilização de recursos computacionais não é eficiente, pois

Respostas

respondido por: rafaeltoledosantos
0

Segue logo abaixo a questão completa. Dados os conceitos de alocação contígua, é correto afirmar o que se encontra na alternativa: a. somente um usuário tem acesso aos recursos.

Sobre alocação contígua

O mapeamento contíguo consiste em armazenar arquivos em blocos dispostos sequencialmente. Isso permite que o sistema encontre um arquivo com base no endereço do primeiro bloco e sua extensão dentro do bloco. O acesso é fácil, sequencial e direto.

O problema com esse tipo de alocação é que criar um arquivo com n blocos requer uma cadeia de n blocos livres em sequência. Com este tipo de alocação, o disco é visto como um grande vetor contendo segmentos ocupados e livres.

A alocação para novos segmentos livres consiste em métodos selecionáveis. Os mais importantes são:

First-fit, o qual busca selecionar o primeiro segmento livre grande o bastante para a alocação do arquivo e morrer. A pesquisa é sequencial e pára quando um segmento livre de tamanho apropriado é encontrado.

Best-Fit, onde se procura selecionar o menor segmento livre disponível que seja grande o suficiente para armazenar o arquivo, e deve pesquisar toda a lista se não estiver ordenado por tamanho.

Worst-Fit, que prima pela escolha do maior segmento livre e a procura funcionar tal qual o caso anterior. O problema de alocação contígua é a fragmentação de espaço livre causada pela constante criação e exclusão de arquivos. Isso ocorre porque o espaço livre se acumula ao longo do tempo e não é grande o suficiente para alocar novos arquivos.

O Desfragmentador de Disco tenta resolver problemas de fragmentação reorganizando os arquivos no disco para que tenham apenas um segmento de bloco. A otimização é lenta e deve ser feita regularmente.

Saiba mais sobre alocação antígua e processos de memória em:

https://brainly.com.br/tarefa/17210387

#SPJ4

Perguntas similares