A alavanca é a forma mais comum de máquina simples encontrada no corpo humano. Os movimentos acontecem baseados no sistema de alavancas que é composto por uma barra rígida (osso) que se movimenta por meio da força de contração dos músculos, girando sobre o eixo de rotação (articulação) e contra a resistência (força externa). Sendo assim, existem três formas: alavanca de primeira, segunda e terceira classe. GOBBI, Cynthia. Cinesiologia e Biomecânica dos pés. Maringá-PR.: Unicesumar, 2022. Diante do assunto proposto e do conteúdo da disciplina, responda as perguntas seguir: 1. Descreva quais as características das alavancas de primeira, segunda e terceira classe. 2. Descreva como é definida uma ALAVANCA. E sobre o mecanismo de alavanca e suas forças (contração e resistência), determine em qual condição acontecerá o movimento.
Respostas
Resposta:Resposta 1- Na alavanca de primeira classe, o eixo está posicionado em algum ponto entre a fora e a resistência. A resistência e a força são exercidas no mesmo sentido.
Na alavanca de segunda classe, a resistência está posicionada entre o eixo e a força. Nesse caso, a resistência e a força são aplicadas em sentidos contrários. Um exemplo são os músculos gastrocnêmico e sóleo (músculos da panturrilha) no movimento de flexão plantar para elevar o corpo sobre a ponta dos pés.
Na alavanca de terceira classe, a força se encontra entre o eixo e a resistência. nesse caso, a resistência e a força são aplicadas em direções opostas.
Resposta 2- Uma alavanca é definida como uma barra rígida que roda em volta de um eixo de rotação (fulcro). O eixo é o ponto de rotação em torno do qual a alavanca se move. Esta gira em torno do eixo como resultado da força (esforço) que é empregada para provocar o seu movimento contra uma resistência (carga ou peso). No nosso corpo, os ossos representam as barras, as articulações são os eixos e os músculos se contraem para aplicar força. A resistência pode variar de máximo a mínimo. Sendo assim, para que possamos ter o movimento da alavanca, a força precisa ser maior que a resistência.
Explicação: Apostila Cinesiologia e Biomecânica dos Pés, UniCesumar.
Pág. 24 e 25
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.,,,,,,,