01. Ao longo de toda a história brasileira, as relações entre brancos e indígenas foram marcadas por conflitos violentos. A natureza desses conflitos modificou-se em alguns casos, mas, em outros, manteve-se estável. Considerando essas informações, APRESENTE A) um aspecto desses conflitos que se modificou. B) um aspecto desses conflitos que se manteve estável.
Respostas
Ao longo da história brasileira, houveram diversos conflitos entre indígenas e os colonos brancos, tendo alguns desses casos modificando a relação entre eles, porém outros não. Podemos apontar que:
- a) Um aspecto desses conflitos que se modificou foi a proibição da escravidão dos indígenas, numa lei criada em 1570.
- b) Um aspecto desses conflitos que se manteve estável foi a tentativa de exploração desses indígenas quando não se entregavam às vontades dos colonizadores, sejam eles colonos ou jesuítas.
Conflitos entre Homens Brancos e Indígenas
Desde o período colonial até os dias de hoje os conflitos entre brancos e indígenas não cessaram, muito devido à perpetuação dos interesses colonialistas dos brancos de não respeitarem a terra dos indígenas, botando sempre na frente seus interesses econômicos e lucrativos.
No período colonial, houve uma grande luta dos jesuítas para acabar com a escravização dos indígenas, pois segundo eles, os indígenas possuíam almas e poderiam ser salvas através da catequização, negação da sua antiga religião e do trabalho. Com isso, em 1570, na Carta Régia, foi proibida a escravização dos indígenas.
Contudo, os conflitos estavam longe de acabar, pois ao mesmo tempo foi criado a "Guerra Justa" que significava que todo indígena que não estava disposto a esquecer sua ancestralidade para aderir aos interesses cristãos, era digno de ser escravizado ou morto.
Saiba mais sobre "Conflitos entre Homens Brancos e Indígenas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/47423002
#SPJ1