Respostas
Resposta:
O petróleo e o gás natural, extraídos em sua maioria do golfo de Suez, bem como seus derivados, são os principais produtos exportados pelo Egito e formam a principal base industrial do país.
Resposta:
A economia egípcia passou por profundas modificações no decorrer do século XX, tornando-se altamente centralizada pelo Estado até o seu processo de gradativa liberalização na década de 1970. Nas últimas décadas, o país vinha recebendo grande aporte de investimentos estrangeiros, processo esse travado por problemas estruturais internos. O Egito tem hoje um PIB de US$ 394 bilhões (FMI, 2021), e um valor per capita de pouco mais de três mil dólares.
O petróleo e o gás natural, extraídos em sua maioria do golfo de Suez, bem como seus derivados, são os principais produtos exportados pelo Egito e formam a principal base industrial do país. O setor é composto, ainda, pelos ramos alimentício, têxtil, da construção civil e de manufaturados leves. No total, a indústria responde por 34,3% do PIB egípcio.
As áreas destinadas à atividade agrícola são extremamente limitadas, concentrando-se no vale do Nilo. Ainda assim, é um dos setores de maior importância para a economia do país e emprega cerca de ¼ da mão de obra egípcia. A agricultura é responsável por 11,7% do PIB do país, e produz gêneros como cana-de-açúcar, arroz, batatas, tomate, milho, trigo, beterraba sacarina, e frutas cítricas como a laranja.
O setor terciário corresponde a mais da metade do PIB do Egito, e se destaca pelas atividades ligadas ao turismo. Apenas em 2019, o Banco Mundial registrou 13 milhões de chegadas ao país.