• Matéria: Biologia
  • Autor: michellerisa9324
  • Perguntado 3 anos atrás

"Mérito é uma farsa. É assim que Daniel Markovits, professor de Direito na Universidade de Yale, com um currículo invejável, começa seu livro The Meritocracy Trap (A armadilha da meritocracia, em tradução livre). Se criticar a meritocracia não é novidade, o trabalho de Markovits chama atenção não só pela argumentação ao mesmo tempo profunda e acessível, mas principalmente por apontar que esse sistema não é bom nem mesmo para a elite. De um lado, ele diz, a classe média não consegue pagar pela educação exclusiva da elite e fica excluída dos melhores salários, status e vantagens. De outro, os ricos têm enormes ganhos financeiros, mas levam vidas desgastantes e mais exigentes do que tinham as elites no passado. " Fonte: https://www. Bbc. Com/portuguese/geral-54373123 A respeito da meritocracia e de uma sociedade que o tempo todo avalia e promove a avaliação dos indivíduos, analise as afirmativas a seguir. I. A meritocracia funda uma sociedade pautada em avaliações, na qual não existe desgaste ou desigualdade, mas a distribuição igual de oportunidades e possibilidades, conforme cada um consegue dar conta. II. A cultura avaliacionista resulta em cobranças constantes, nas quais não existe um patamar para saber aonde se quer chegar, ou seja, não há limites evidentes. III. Como nos apresenta Dunker e Karnal, quem desenvolve qualquer tipo de transtorno mental em uma sociedade de produção e eficiência acaba ofendendo a cultura e a educação que recebeu, como se as estivesse desperdiçando. IV. A Síndrome do Esgotamento Profissional, conhecida com Burnout, é um sintoma presente em uma sociedade com essas características. É correto o que se afirma somente em: a. I, II e III. B. I, II e IV. C. II, III e IV. D. II e III. E. I e II

Respostas

respondido por: mayaracassaniga
1

Diante do texto sobre meritocracia e da avaliação persistente dos indivíduos dentro da sociedade vigente, podemos considerar que as asserções II, III e IV apresentam proposições verdadeiras.

Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa C.

Caracterizando a Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout)

Sabemos que ao longo dos anos as pessoas vem se desgastando fisicamente e psicologicamente com as tantas pressões que a carreira profissional acaba desempenhando ao trabalhador, através da competitividade, por alta demandas de trabalho, exigências altas de responsabilidades e/ou autocobrança.

Buscamos incansavelmente o sucesso profissional, tanto para abastecer o nosso ego quanto economicamente, porém para tudo há um preço e, muitas vezes, este preço custa a saúde do próprio indivíduo.

Logo, essas pessoas acabam por desenvolver a chamada Síndrome do Esgotamento Profissional ou síndrome de Burnout que pode ser definida como:

  • O esgotamento profissional;
  • Causa um distúrbio emocional;
  • Desencadeia sintomas como: estresse, extrema exaustão, fadiga física e mental;
  • Refere-se as situações desgastantes de um trabalho que acabam demandando alta responsabilidade e competitividade;
  • Excesso de trabalho.

Entenda mais sobre Síndrome de Burnout aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/9571603

https://brainly.com.br/tarefa/47572688

#SPJ4

Perguntas similares