O para-raios
Os para-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de construções, criando um caminho seguro para a passagem da descarga elétrica. Quando o cabo condutor está ligado à terra, o para-raios faz com que a descarga seja conduzida até o solo.
Por ser um objeto de metal, a sua presença aumenta a possibilidade da ocorrência dos raios, assim sendo, é muito importante verificar se o para-raios está montado corretamente e bem localizado, de forma que ele fique mais atrativo que os possíveis alvos que o raio pode encontrar durante uma descarga.
O mecanismo de funcionamento do equipamento se baseia no princípio físico
a) da inseparabilidade dos polos magnéticos.
b) da eletrização por contato.
c) da indução magnética.
d) do poder das pontas.
e) da lei de Lenz.
Respostas
O funcionamento dos para-raios se deve ao princípio do poder das pontas (alternativa C).
Poder das pontas
Essa lei dita que devido às cargas elétricas estão mais acumuladas na superfície pontuda, formando um campo elétrico mais forte naquela região. As cargas elétricas se espalham pelo material de acordo com sua geometria e área. Entretanto, a área da parte pontiaguda é menor, causando uma concentração maior de cargas em relação ao resto do material.
Sendo assim, a função do para-raio é atrair o mesmo, fornecendo um caminho seguro da descarga elétrica ao solo. Para isso, é necessário que o material do para-raio tenha muitas cargas disponíveis para conduzir o raio à terra, sendo assim um bom condutor. Além disso, as pontas agudas e sua maior concentração de cargas tornam maior a probabilidade de que o raio atinja aquele ponto.
Veja mais sobre Poder das pontas em: https://brainly.com.br/tarefa/20437355
#SPJ1