De acordo com a intenção comunicativa do emissor, pode-se utilizar a linguagem de diversos modos agrupados em seis funções, que estão relacionadas diretamente aos elementos da comunicação. O trecho a seguir é de uma reportagem sobre a Tabela Periódica dos elementos químicos, publicada na Revista Ciência Hoje. Na reportagem, há a predominância de uma das funções da linguagem. Disserte sobre tal função, destacando suas características.
Assim como uma criança tenta arrumar seu quarto, colocando brinquedos, bonecos e roupas em locais adequados para cada item, a criação da tabela periódica foi uma tentativa de organizar os elementos químicos que iam sendo descobertos ao longo do tempo. Propriedades afins foram sendo reunidas em grupos específicos e, a cada novo achado, novas combinações e arranjos apareciam. [...] Apesar de muito usada na química, a palavra 'elemento' nem sempre gerou o mesmo entendimento ao longo da história. Hoje, consideramos um elemento químico como o conjunto de átomos que têm o mesmo número de prótons (partículas de carga positiva que ficam no núcleo dos átomos). Mas, entre as civilizações antigas, por exemplo, por volta do século 3 a.C., os alquimistas concebiam a matéria de outra forma. Com um ferramental limitado, se comparado à quantidade de instrumentos de análise de que dispomos hoje, eles foram responsáveis pela descoberta de muitos elementos, como o enxofre, o mercúrio, o ferro, o cobre, o ouro e a prata. [...]
Respostas
respondido por:
0
Resposta: A função predominante no texto é a função referencial (também conhecida como função denotativa), pois é pautada em informações sobre a realidade e busca criar efeitos de objetividade. Na função referencial, o texto é centrado no referente e prevalece argumentos lógicos, dados científicos e históricos, exemplos, como podemos observar na reportagem sobre a Tabela Periódica dos elementos químicos.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás