A localização geográfica de Portugal foi determinante para compreendermos como esta nação se compôs ao longo de sua História. Observamos uma herança cultural fruto do contato com povos fenícios, gregos, celtas e romanos durante a Antiguidade. Na Idade Média este território recebeu ondas de invasores germânicos e mouros que também deixaram seu legado cultural. Todavia, foi o contato promovido pelas religiões monoteístas que influenciaram de forma contraditória a formação do reino lusitano. Nessa premissa, podemos concluir que:
Respostas
Resposta:( ) a Igreja de Roma foi fundamental para justificar a expansão marítima promovida pelos portugueses, pois deu condições e potencializou a luta contra os infiéis, além de regularizar por meio de bulas papais à dominação frente outros povos.
( ) os povos judeus tiveram uma presença significativa na Península Ibérica desde o período do Império Romano e a partir do reinado de D. Afonso Henrique estiveram designados à cargos administrativos importantes ao reino.
( ) depois da expulsão dos reinos espanhóis, os judeus foram acolhidos por Portugal e puderam praticar sua religião com a liberdade que até então não tinham. Estes povos ficaram conhecidos como cristãos novos.
( ) os islâmicos que contribuíram com as inovações ligadas à arte náutica fundamental para o desenvolvimento da empreitada marítima portuguesa que muitas vezes não foram obtidas de forma pacífica.
( ) a religião cristã católica estendeu uma influência maior e mais intensa nas camadas superiores (pessoas mais abastadas) e na população residente nos campos.
Explicação: vvfvv
Resposta:
Explicação: v v fvv