• Matéria: Português
  • Autor: juhsturko989
  • Perguntado 2 anos atrás

4. O sufixo -dade é formador de substantivos abstratos. A. Que relação há entre os substantivos abstratos empregados no 2º quadrinho da tira e o perfil intelectual e profissional de Pedro? b. Que tipo de ironia ou crítica se depreende da tira?

Respostas

respondido por: MarianaCostadeAraujo
0

a) No 2º quadrinho há o personagem Pedro, que é um crítico de arte. O seu perfil intelectual e profissional utiliza substantivos abstratos para criticar e conceituar obras artísticas, como no caso das palavras formadas pela sufixo -dade ("pós-modernidade", "espiritualidade" e "aleatoriedade").

b) A ironia que se depreende da tira é o fato de críticos de arte utilizarem substantivos abstratos para fazer suas críticas. Mas muitas vezes fazem isso apenas para impressionar e tornar sua linguagem mais difícil de ser entendida, pois esses conceitos são vazios de sentido.

O que são os sufixos?

Os sufixos são elementos acrescentados depois do radical. As palavras formadas por sufixos são derivadas. Afinal, essa transformação de palavras por sufixos é denominada de derivação sufixal ou sufixação.

No caso do enunciado, temos uma tirinha. No 2º quadrinho há o personagem Pedro, que é crítico de arte. Esse perfil profissional e intelectual costuma utilizar substantivos abstratos para realizar suas críticas, como no caso das palavras derivadas pelo sufixo -dade ("pós-modernidade", "espiritualidade" e "aleatoriedade").

A ironia ou crítica que a tirinha faz é que o crítico de arte faz uso de substantivos abstratos, vazios de sentido, apenas para dificultar a sua linguagem e impressionar as outras pessoas.

Entenda mais sobre sufixo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18996#

#SPJ4

Perguntas similares