As crenças centrais são desenvolvidas na infância através das interações do indivíduo com outras pessoas significativas e da vivência de muitas situações que a fortaleçam. As crenças centrais podem ser relacionadas ao próprio indivíduo, às outras pessoas, ao mundo e ao futuro. Geralmente, essas crenças são globais, excessivamente generalizáveis e absolutistas e representam os mecanismos desenvolvidos pelas pessoas para lidar com as situações. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. Representam os mecanismos desenvolvidos pelas pessoas para lidar com as situações cotidianas. II. A maneira como os indivíduos percebem a si mesmos, aos outros e ao mundo, e ao futuro. III. Elas podem ser de desamparo, desamor e desvalor. IV. Surgem em nossas mentes sem que haja um processo de análise ou verificação, apenas estão lá reforçando alguma crença que nós temos. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Respostas
Podemos afirmar que as crenças centrais são desenvolvidas de acordo com as interações sujeito-ambiente. Assim sendo, estão corretas as assertivas I, II e III, sendo que vemos os erros da assertiva IV quando percebemos que:
- Nossas crenças podem passar por um momento de fraqueza ou debilitação, quando as analisamos e as criticamos, sendo que nossas crenças são agregadas de nossos valores e nossos valores fortalecidos por nossas crenças.
Crenças são desenvolvidas pela vivência
No que diz respeito ao que acreditamos, nós precisamos de razões de crédito, fé e crença, para podermos ter uma vida saudável em sociedade, além de nossos esforços espirituais.
Nosso crédito na moeda nacional faz com que a aceitemos como salário, nossa crença na qualificação científica de um médico nos faz aceitar uma vacinação, nossa fé nos faz confiar em pessoas que querem nos ajudar, ainda que não a conheçamos, agimos então por uma forma de esperança no desconhecido.
A este ponto, entendemos que as crenças são nosso conhecimento de mundo, assim podemos perceber que crenças:
- Existem em coisas as quais não podemos ter controle, mas são cotidianas, então são inevitáveis.
- Têm relação em nossa percepção de mundo e ideais.
- Podem ser tanto de desamparo, desamor e desvalor, quanto amparo, amor e valor.
Para complementar a leitura sobre crenças: https://brainly.com.br/tarefa/2090722
#SPJ4