• Matéria: ENEM
  • Autor: Samitomazive4152
  • Perguntado 3 anos atrás

A estrutura do modelo toyotista de produção pautava-se na eliminação do desperdício humano e material, a partir do Kaizen, conceito de "aprimoramento" do idioma japonês. A partir disso, o sistema todo irá operar a partir de uma premissa de produção enxuta, mas também irá visar a qualidade dos produtos, fazendo com que ela se faça presente em todas as etapas de produção (SIQUEIRA, 2019)

Respostas

respondido por: fabiannareis1
0

Sobre o modelo toyotista de produção as afirmativas corretas são: "I e II".

Modelo Toyotista de Produção

O toyotismo é um modelo de produção industrial que surgiu no Japão no final dos anos 1970. Recebeu esse nome porque foi originalmente implementado nas fábricas da Toyota.

Caracteriza-se pela flexibilidade de produção com a adoção de um sistema just-in-time que produz conforme a demanda. Além disso, há falta de suprimentos. Há também o uso de tecnologias intensivas, terceirização produtiva e mão de obra multifuncional.

  • Esse modelo de operação da Toyota exige que os processos sigam o jidoka, termo japonês para automação ou automação com toque humano. Uma de suas etapas, andon, corresponde à inspeção visual do processo pelos trabalhadores a partir de um painel abaixo da linha de produção para evitar erros no processo.

Complemento da questão:

Com base no afirmado acima, considere as seguintes afirmativas:

I. A partir do conceito toyotista de produção, a qualidade é algo que deve se fazer presente nas diferentes fases do processo, sendo representada pelo conceito de jidoka, que significa automação com toque humano.

II. O andon é uma das fases jidoka, correspondendo ao controle visual do processo por parte dos funcionários, representada por um painel sob a linha de produção, que aponta os erros do processo.

III. O genchi genbutsu é uma das etapas do jidoka, e é o processo desenvolvido para avisar o operador quando há algo errado, permitindo-lhe paralisar o processo para fazer o ajuste e evitar desperdícios e perda de qualidade.

IV. O poka-yoke é a etapa do jidoka que corresponde à atitude dos funcionários de verificarem in loco as causas dos problemas, buscando as suas soluções.  

Aprenda mais sobre Toyotismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/52977322

#SPJ4

Perguntas similares