O pressuposto filosófico do estado liberal é a doutrina dos direitos do homem elaborada pela escola do direito natural (ou jusnaturalismo): doutrina segundo a qual o homem, todos os homens, indiscriminadamente, têm por natureza e, portanto, independentemente de sua própria vontade, e menos ainda da vontade de alguns poucos ou de apenas um, certos direitos fundamentais, como o direito à vida, à liberdade, à segurança, à felicidade — direitos esses que o estado deve respeitar, e portanto não invadir, e ao mesmo tempo proteger contra toda possível invasão por parte dos outros. Bobbio, n. Liberalismo e democracia. São paulo: brasiliense, 1994 (adaptado). De acordo com o texto, a principal função do estado liberal é a de a) promover a igualdade socioeconômica. B) estimular a participação política. C) preservar os interesses individuais. D) fortalecer a autoridade governamental. E) regulamentar as atividades econômicas
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de Estado liberal, podemos afirmar que a resposta correta está na letra C, ou seja, a principal função do Estado liberal é a de preservar os interesses individuais.
Sobre o Estado liberal
O Estado Liberal consiste na liberdade individual em todos os aspectos, seja, econômico, político, religioso e/ou intelectual. Sua teoria defende a abstenção do Estado e a garantia dos direitos de primeira geração (liberdade). Portanto, cabe ao governo a não intervenção na manifestação do indivíduo e, ademais, a limitação da atuação do Estado na esfera do particular.
O principal teórico do Estado liberal é John Locke e\ algumas de suas principais características são:
- Evitar as atitudes coercitivas do Estado;
- Defesa do livre mercado;
- Valorização das liberdades individuais;
- Judiciário independente.
Saiba mais sobre Estado liberal em: brainly.com.br/tarefa/3210840
#SPJ4