• Matéria: Física
  • Autor: thamiryscosta3275
  • Perguntado 3 anos atrás

Texto i a cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social. Dallari, d. A. Direitos humanos e cidadania. São paulo: moderna, 1998. Texto ii no caso brasileiro, a centralidade do estado não indica seu caráter público e universalista. Isso porque, de um lado, o estado coopta seletivamente os cidadãos e, de outro, os cidadãos buscam o estado para o atendimento de interesses privados. Carvalho, j. M. De. Cidadania: tipos e percursos. Estudos históricos, vol. 9, n. 18, 1995. No caso brasileiro, o fato de o estado cooptar seletivamente os seus cidadãos resulta em uma cidadania

Respostas

respondido por: MarianaCostadeAraujo
0

A cidadania inclusiva é resultado de o Estado cooptar de forma seletiva os seus cidadãos (letra C).

O que é cidadania inclusiva?

A cidadania é o exercício dos direitos e deveres de um indivíduo em sociedade. Ela permite que o sujeito participe ativamente da vida social. Portanto, uma pessoa cidadã é aquela que usufrui dos seus direitos civis e políticos.

O Estado tem um papel central que agrega seletivamente os cidadãos. Ou seja, de maneira seletiva, o Estado coopta os indivíduos, criando mecanismos para inseri-lo. Essa é a chamada cidadania inclusiva, que ocorre quando há a implementação de cotas, por exemplo.

As alternativas são:

a) ampla, que incorpora as várias demandas dos cidadãos.

b) impessoal, que garante ampliação dos direitos e deveres.

c) inclusiva, que cria mecanismos de inserção da população.

d) incompleta, apenas eficaz para parcelas da população.

e) universal, que dialoga com os interesses da população.

Entenda mais sobre cidadania aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53792513#

#SPJ4

Perguntas similares