Respostas
Resposta: Existem no corpo humano quatro tipos de tecido: o tecido epitelial, o tecido conjuntivo, o tecido muscular e o tecido nervoso. Cada um deles é formado por um agrupamento de células de formas e funções parecidas. Sendo assim, a diferenciação dos tecidos se dá pela diferença na especificidade de cada conjunto de células.
O tecido epitelial tem como função revestir o corpo, garantir a sensibilidade e secretar substâncias. Para isso, esse tipo de tecido é composto por células organizadas de diferentes formas: cilíndricas, achatadas e cúbicas. Nesse tipo de tecido não existem vasos sanguíneos, por isso, o tecido epitelial depende da nutrição que outros tecidos enviam.
É um tecido com grande quantidade de matriz extracelular, constituído de fibras com dois tipos de proteínas: o colágeno e a elastina. As funções do tecido conjuntivo são a sustentação; o preenchimento, como a cicatrização; e o transporte de substâncias.
O tecido conjuntivo pode ser especializado em alguma função específica, portanto, poderá ser adiposo, cartilaginoso, ósseo, sanguíneo, hematopoiético, ou apenas tecido conjuntivo.
O tecido muscular é um tecido inervado e vascularizado, formado por células especializadas em contração.
O tecido nervoso é o responsável pela recepção, interpretação e pelas respostas dadas aos estímulos do organismo. As células constituintes do tecido nervoso são bastante especializadas na função de processar informações.
Explicação:
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.,,..,