Carta de pero vaz de caminha até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo, a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados [. ]. Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que vossa alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter vossa alteza aqui esta pousada para essa navegação de calicute bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que vossa alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé! disponível em: dominiopublico. Gov. Br. Acesso em: 3 abr. 2014. Sobre as intenções do colonizador, o trecho da carta de pero vaz de caminha revela a) a busca por recursos naturais e catequização dos indígenas. B) o objetivo de buscar novas terras para a família real se instalar. C) a argumentação que justificava a escravização dos povos nativos. D) a tentativa de encontrar novas tecnologias no novo mundo. E) a advertência de que não havia nada a explorar na nova terra
Respostas
A Carta de Pero Vaz de Caminha revela que a primeira vista Portugal não encontrou nenhum metal precioso no Brasil, entretanto colônia existia terras férteis que permitiria a exploração da agricultura e extrativismo.
Além disso, ele também chama a atenção para a possibilidade de se converter a população nativa para o catolicismo. Portanto, o gabarito da questão se encontra na letra A.
A Descoberta do Brasil:
O contexto do “descobrimento” do Brasil está ligado à busca de Portugal por novas rotas comerciais e por metais preciosos. Para isso os Portugueses se lançam ao mar e acabam descobrindo novas terras na América.
A expedição marítima liderada por Pedro Álvares Cabral foi a primeira a chegar ao que hoje conhecemos como Brasil.
Leia mais sobre o descobrimento do Brasil em: https://brainly.com.br/tarefa/47790990#
#SPJ4