De acordo com a visão de lênin, o imperialismo levou as economias e nações à integração no mercado internacional. A falta de igualdade entre as nações e economias tornou-se o resultado esperado do desenvolvimento do imperialismo, na medida em que a importação de matéria-prima e a exportação de bens manufaturados formavam a base da relação metrópole-colônia. A reprodução e a ampliação da desigualdade entre economias avançadas e economias dependentes se desenvolveu como produto derivado do próprio processo de crescimento do capitalismo. Cardoso, f. H. O modelo político brasileiro. São paulo: difel, 1979 (adaptado). No período tratado no texto, foi estabelecida uma relação político-econômica caracterizada pela a) isolação geográfica. B) prosperidade mútua. C) subordinação estrutural. D) industrialização colonial. E) complementaridade solidária
Respostas
Sobre a visão leninista do Imperialismo, esse período é marcado por: C) subordinação estrutural.
O Imperialismo segundo Lênin
V. I. Lênin foi um dos grandes pensadores marxistas do século XX. A partir da obra de Karl Marx, que visa sempre desvendar as origens das desigualdades a partir do método do materialismo-histórico-dialético, Lênin observou que o capitalismo estava em um período de formação de monopólios e exportação de capital, que seguia um padrão de saída dos países colonizados para as grandes potências.
A esse processo, deu-se o nome de Imperialismo, marcado então por uma subordinação que não era apenas política e econômica, mas estrutural. Ou seja, mesmo países independentes politicamente mantinham relações de perda com seus antigos colonizadores.
Para saber mais sobre Imperialismo, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4726527
#SPJ4