• Matéria: História
  • Autor: melbeatrizcosta
  • Perguntado 3 anos atrás

7. (IFSC-Adaptada) Negar-lhes totalmente os seus folguedos, que são o único alívio do seu cativeiro, é querê-los desconsolados e melancólicos, de pouca vida e saúde. Portanto, não lhes estranhem os senhores o criarem seus reis, cantar e bailar por algumas horas honestamente em alguns dias do ano, e o alegrarem-se inocentemente à tarde depois de terem feito pela manhã suas festas de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito...

ANTONIL, André João apud PEDRO, Antonio; LIMA, Lizânias de Souza, História sempre presente. São Paulo: FTD, 2010. p. 213. v. 2. Sobre as relações entre os senhores e os escravizados no Brasil e tendo por base o texto do cro nista André João Antonil, escrito no século XVII, é correto afirmar que

a) ao analisarmos, hoje, a sociedade brasileira, percebemos que o texto de Antonil foi em vão. Os senhores de escravizados reprimiam duramente qualquer manifestação religiosa africana no Brasil; dessa forma, não há qualquer traço da religiosidade africana no Brasil atual.

b) mesmo permitindo que os escravizados mantivessem sua cultura e sua religiosidade, eles a abdicariam e se converteriam em católicos, venerando, entre outros santos, Nossa Senhora

do Rosário e São Benedito, principalmente.

c) os escravizados que viviam no Brasil não se preocupavam com sua religiosidade, pois todos os africanos, depois de capturados, sabiam que seriam apenas um bem de seu senhor e não queriam nada a não ser comida para continuar o trabalho.

d) podemos perceber, através do relato de Antonil, que os escravizados separavam bem os aspectos culturais africanos e os europeus. Dessa forma, o sincretismo religioso e a mistura de culturas praticamente não existiram no Brasil.

e) havia uma certa permissão para que os escravizados mantivessem algumas manifestações culturais africanas; porém, segundo Antonil, isso deveria acontecer para que se tivesse um certo controle social sobre eles.

Respostas

respondido por: jpcs2
1

Resposta:

Letra

Explicação: Como disse a alternativa isso era uma forma de controle social para que não se rebelassem contra os senhores, e consequentemente com o passar do tempo haveria sim uma certa mistura entre ritos católicos e religiões africanas.


liviasachetticm: q letra
jpcs2: Letra E
liviasachetticm: obg
jpcs2: Por nada, não sei o que aconteceu que não apareceu a letra. Tentei editar mas tá feito a correção rs.
Perguntas similares