É cada vez maior o interesse sobre plantas e suas possíveis aplicações terapêuticas. É importante e necessário aprender a identificar uma planta medicinal. Aconselha-se a jamais utilizar uma planta orientando-se unicamente pelo nome vulgar. Os nomes das plantas mudam de região para região, de local para local. Por exemplo, o que algumas pessoas de outros estados do brasil chamam de erva-cidreira é o capim-santo, muito utilizado em pernambuco. Uma mesma planta pode ter vários nomes populares; por este motivo, deve-se ter cuidado. Disponível em: ufpe. Br. Acesso em: 2 dez. 2014 (adaptado). A melhor opção para se evitar a confusão e o consequente uso inadequado de uma dessas plantas é a) usar sempre o nome científico para designar qualquer espécie. B) utilizar plantas cultivadas por produtores dessas espécies. C) comparar as informações sobre nome e usos fornecidas pelo vendedor. D) consultar um dicionário de fitoterapia antes de se utilizar uma dessas espécies. E) conhecer bem as espécies de determinada região e evitar as de outros locais
Respostas
A identificação da planta medicinal deve sempre ser realizada a partir de seu nome científico. Isso ocorre para que, devido aos diferentes nomes populares que recebe, não haja confusão. Sendo assim, a resposta correta é a letra A.
Uso de Plantas Medicinais
A utilização de plantas para fins medicinais é uma prática milenar, desenvolvida por diferentes povos e em diferentes civilizações. A capacidade médica das plantas é reconhecida e utilizada até os dias atuais, e tem um papel importante na cura e no tratamento de determinadas doenças.
O uso das plantas medicinais está muito relacionado aos hábitos culturais e aos costumes das populações, mas foi aperfeiçoado para o desenvolvimento de medicamentos à base de princípios ativos existentes nas plantas. A medicina tradicional é uma grande auxiliar no tratamento de doenças.
Entenda mais sobre Plantas Medicinais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46710338
#SPJ4