"O tipo sanguíneo em humanos é condicionado por alelos múltiplos. São quatro os tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguíneo. Três genes situados num mesmo locus cromossômico (alelos múltiplos) condicionam o tipo sanguíneo em humanos: IA, IB e i. IA e IB são dominantes em relação a i, porém não apresentam dominância entre si. O sistema Rh é determinado por um par de genes alelos com dominância completa. O alelo R é dominante e o r recessivo. Assim os possíveis genótipos para o sistema Rh são: RH (RR ou Rr) e RH – (rr)". Em uma família, em que a mãe possui sangue A e o Pai sangue O , assinale a alternativa que apresenta a probabilidade do tipo sanguíneo de seus filhos. Escolha uma: a. 100% sangue A e 50 % RH negativo. B. 50% sangue A e O e 100 % RH positivo. C. 100% sangue A e 100% RH positivo. D. 50 % sangue A e O e 50 % sangue RH negativo. E. 50% sangue A e O e 50 % sangue RH positivo
Respostas
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de tipo sanguíneo, podemos afirmar que a resposta correta está na letra B, ou seja, a probabilidade do tipo sanguíneo de filhos de um casal composto por mãe com sangue A+ e pai com sangue O+ é de 50% sangue A e O e 100% RH positivo.
Sobre o tipo sanguíneo e Rh dos filhos
A tipagem sanguínea é classificada pelo sistema ABO, que se baseia na presença de aglutinogênios nas hemácias e podem ser do tipo A ou do tipo B.
Em relação ao tipo sanguíneo dos filhos, este estará relacionado a um gene que poderá apresentar 3 alelos - A, B ou i - sendo o primeiro relacionado à produção de aglutinogênio A, o segundo, ao aglutinogênio B e o terceiro não condicionará a produção de aglutinogênio, já que é um alelo recessivo e se manifestará somente quando houver a presença de duas cópias estão presentes.
Assim, temos que a presença de aglutinogênio do tipo A ou do tipo B, determina o tipo sanguíneo A ou B, respectivamente.
Já a presença de ambos os aglutinogênios (A e B), determina o tipo sanguíneo AB. Enquanto a ausência de ambos os tipos de aglutinogênios determina o tipo sanguíneo O.
No que tange ao Rh, presente o alelo dominante R, este será fator positivo. Já quando estiver presente o alelo recessivo r, o fator será negativo.
De acordo com a situação em tela, a mãe, que é A+, terá os seguintes genótipos possíveis: AARR, AARr, AiRR, AiRr. Enquanto o pai, que é O+, terá 2 genótipos possíveis: iiRR ou iiRr.
Sendo assim, os cruzamentos envolvendo os genótipos AiRR e AiRr nos dará a probabilidade de 50% para o tipo A e 50% para o tipo B, conforme demonstrado abaixo:
AiRR × iiRR
AR | iR
iR | AiRR | iiRR
Quanto ao Rh, os filhos terão probabilidades de 100% de apresentar fator Rh positivo, já que ambos os pais têm esse mesmo fator.
Saiba mais sobre tipagem sanguínea em: brainly.com.br/tarefa/35120467
#SPJ4