"O sequenciamento genético inédito do cromossomo Y do Homem de Neandertal revelou diferenças absolutas com o mesmo cromossomo do humano moderno, o que explicaria o motivo pelo qual as duas espécies se mantiveram separadas, segundo um estudo publicado nos Estados Unidos. Os cientistas sabem, desde 2010, que as populações de origem euro-asiática têm, aproximadamente, entre 2,5 e 4% de genes herdados dos Neandertais, como consequência dos cruzamentos entre as duas espécies há 50 mil anos, pouco depois do homem moderno chegar à Eurásia desde a Africa. Os humanos e os Neandertais coexistiram até a extinção destes últimos, há cerca de 30 mil anos. O cromossomo Y, que fornece características masculinas, era o último grande componente do genoma neandertal ainda não analisado, afirmam os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na revista científica "American Journal of Human Genetics" [. ]. Fonte: AFP. Estudo sequencia cromossomo Y do homem de Neandertal pela 1ª vez. Portal G1. Atualizado em 07/04/2016. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2019. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o núcleo interfásico, especialmente sobre a estrutura dos cromossomos, analise as afirmativas a seguir. I. Cada espécie possui um número determinado de cromossomos. Nas células somáticas dos seres humanos, por exemplo, são encontrados 23 pares e, por isso, elas são chamadas de diploides (2n). II. No processo reprodutivo dos seres humanos, quando os pares de cromossomos sexuais femininos e masculinos se unem, formam uma célula embrionária denominada de zigoto, com 46 cromossomos. III. A mitocôndria, da mesma forma que o núcleo, apresenta DNA proveniente do pai e da mãe. Por isso, em um teste de paternidade, a amostra também pode ser coletada dessa organela. IV. Os cromossomos exibem um estrangulamento em sua estrutura, denominado centrômero, que divide seus "braços". Conforme sua posição, os crom
Respostas
Considerando as informações fornecidas sobre número e estrutura dos cromossomos, pode-se concluir que as assertivas I, II e IV são verdadeiras, o que corresponde à alternativa D.
Sobre os cromossomos
Os cromossomos são estruturas compactas de DNA, que é a molécula que carrega a informação genética dos seres vivos. O número de cromossomos encontrados em uma célula varia de acordo com a espécie a que o organismo pertence.
Dentro de uma mesma espécie, o número de cromossomos varia de acordo com o tipo de célula. Células haploides, como os gametas de animais, apresentam um número n, enquanto células diploides, como as células normais do corpo, apresentam 2n. Assim, por exemplo, seres humanos apresentam gametas com 23 cromossomos, enquanto células somáticas apresentam 46 cromossomos.
Acho que o complemento da questão é esse:
"I. Cada espécie possui um número determinado de cromossomos. Nas células somáticas dos seres humanos, por exemplo, são encontrados 23 pares e, por isso, elas são chamadas de diploides (2n).
II. No processo reprodutivo dos seres humanos, quando os pares de cromossomos sexuais femininos e masculinos se unem, formam uma célula embrionária denominada de zigoto, com 46 cromossomos.
III. A mitocôndria, da mesma forma que o núcleo, apresenta DNA proveniente do pai e da mãe. Por isso, em um teste de paternidade, a amostra também pode ser coletada dessa organela.
IV. Os cromossomos exibem um estrangulamento em sua estrutura, denominado centrômero, que divide seus “braços”. Conforme sua posição, os cromossomos podem ser classificados em quatro tipos.
V. A cromatina é uma substância presente entre a membrana interna e externa das mitocôndrias, formada por DNA e ribossomos, e responsável pela síntese de proteínas nas células eucarióticas.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) III, IV, V.
b) I, III, V.
c) II, III, IV.
d) I, II, IV.
e) I, II, III."
Você pode continuar estudando sobre cromossomos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6522688
#SPJ4