• Matéria: Pedagogia
  • Autor: maicondocv4242
  • Perguntado 3 anos atrás

(Adaptada- Enem) Ao estudar o conteúdo sobre variedades linguísticas, você entendeu que a língua portuguesa não tem uma forma única e acabada. Leia o diálogo reproduzido a seguir: Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo? Cliente – Estou interessado em financiamento para compra e veículo. Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente? Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco. Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado). Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido: a) À intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo. B) À iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco. C) Ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais). D) À adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade. E) Ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio

Respostas

respondido por: oblii13
0

De acordo com o enunciado que fala sobre a forma que é usada a linguagem no momento do diálogo apresentado e como isso pode ser aplicado após os estudos de variedades linguísticas. É possível perceber que a maneira do gerente de falar mudou pelo seguinte motivo:

À adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade

Variedade linguística

A variação linguística pode ser observada quando mudamos de uma região para outra, pois existem culturas envolvidas e formas de falar diferentes de uma região do país para outra região. Isso também se aplica à idade, sexo, classe social e o grau de formalidade que temos com quem estamos falando.

Por isso que a variação linguística deve ser respeitada e adequada para determinadas situações, porque quando julgamos o modo de falar de alguém seja por quaisquer motivos, estamos cometendo um preconceito linguístico.

Saiba mais sobre Processo da comunicação em: brainly.com.br/tarefa/25774370

#SPJ4

Perguntas similares