(ENEM/2016, com modificações) A relação entre trabalho e modo de produção capitalista é: I. Baseada na posse dos meios de produção pelos empresários capitalistas e pela venda da força de trabalho por parte do trabalhador; assim, no capitalismo, o trabalho é como qualquer outra mercadoria colocada à disposição no mercado. II. Estruturada na distribuição equânime de renda e no declínio do capitalismo industrial e tecnocrata. III. Determinante para a ocorrência de conflitos entre as classes sociais. IV. Determinante para a ampliação da exploração do trabalhador. Está correto apenas o que se afirma em: a. I, II e III. B. II, III e IV. C. III e IV. D. I e III. E. I, III e IV
Respostas
respondido por:
2
São fenômenos marcantes na sociedade capitalista (na visão marxista): desigualdade social, troca de mão-de-obra por dinheiro e exploração contínua do trabalhador. Logo, o gabarito é dado pela letra E.
São benefícios do Capitalismo:
- Produção em massa de bens de consumo
- Valorização da iniciativa privada
- As pessoas podem mudar de classe social
- Recursos tecnológicos (que ajudam quem deseja empreender)
O erro da assertiva II consiste na afirmação de que o trabalho na sociedade capitalista é baseado na distribuição igualitária de renda. Na verdade, a remuneração pelo trabalho depende da qualidade da mão-de-obra (capacidade de o funcionário gerar desempenho para a empresa).
Aprenda mais sobre o tema trabalho e Capitalismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/6012147
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás