• Matéria: Biologia
  • Autor: Canssaadea
  • Perguntado 3 anos atrás

Por que os glicolipídios e as glicoproteínas são importantes?​

Respostas

respondido por: Taksh
0

Glicoproteínas e glicolipídios nas superfícies celulares desempenham papéis críticos no reconhecimento célula - célula e na formação de tecidos. Eles reconhecem e se ligam a receptores de carboidratos ( lectinas ) em células adjacentes, levando à ligação célula - célula, bem como a respostas intracelulares nas células que interagem.

Glicoproteína e glicolipídeo:

Os glicolipídios são partes cruciais das membranas biológicas que servem a uma ampla gama de propósitos. Eles podem funcionar como receptores, ser necessários para a agregação e dissociação celular, ser responsáveis pela interação celular particular e estar envolvidos na transdução de sinal.

O sistema imunológico é um dos muitos processos fisiológicos que são afetados pelas glicoproteínas, que são moléculas compostas por cadeias de proteínas e carboidratos. Muitos vírus têm glicoproteínas que auxiliam em sua capacidade de penetrar nas células hospedeiras e que também podem ser alvos terapêuticos ou profiláticos úteis.

Para estabilizar a estrutura da membrana, glicolipídios e glicoproteínas estabelecem conexões de bomba de hidrogênio com as moléculas de água que circundam as células. Mais criticamente, porém, eles funcionam como moléculas receptoras que se ligam a hormônios ou neurotransmissores para iniciar uma cadeia de processos químicos dentro da célula.

Além disso, eles podem atuar como anticorpos, que são necessários para que as células se reconheçam. Exemplos de como os glicolipídios da membrana celular mediam as interações entre as células e seu ambiente incluem tipos sanguíneos.

Mais informações sobre glicolipídeos e glicoproteínas:

https://brainly.com.br/tarefa/8734421

Perguntas similares