• Matéria: Contabilidade
  • Autor: emilycapereira88
  • Perguntado 3 anos atrás

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) são tributos de competência Federal e incidem sobre o lucro (real, arbitrado ou presumido) da empresa. Independente do regime tributário, todas as empresas estão sujeitas ao seu recolhimento, o que vai diferenciar de um regime para o outro, é a forma de cálculo.

A respeito do assunto, analise das afirmações a seguir:

I. Pelo regime Simples Nacional, o recolhimento do IRPJ e CSLL é feito pela guia do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e é calculado em relação ao faturamento bruto da empresa.
II. No Lucro presumido, é necessário calcular uma presunção do lucro, a partir da receita bruta, para dai então aplicar as alíquotas referentes ao IRPJ e CSLL, as quais são respectivamente 9% e 15%.
III. Para encontrar o valor do IRPJ e da CSLL, nas empresas do Lucro Real, aplica-se as alíquotas sobre o lucro real, ou seja, abate-se do faturamento as despesas legalmente aut

Respostas

respondido por: leomanhaes
0

Resposta:

Os regimes tributários constituem um conjunto de normas e leis que regulam a forma como uma empresa deve apurar os tributos que são devidos ao exercer suas atividades.

Explicação:

MEI (Micro Empreendedor Individual)

Esse tipo de regime tributário é utilizado para microempreendedores individuais apenas. O faturamento desses deve ser de até R$ 81 mil. Além disso nesse modelo, o pagamento dos impostos é feito todos os meses e tem o valor fixo equivalente a 5% do salário mínimo.

Simples Nacional

Ele foi desenvolvido especialmente para microempresas e empresas de pequeno porte, visando simplificar o processo de arrecadação para esses negócios que talvez ainda não tenham um departamento específico para cuidar das obrigações tributárias.

Lucro Real

O Lucro Real é um regime de tributação que segue uma lógica bem diferente do Simples Nacional. Ele é utilizado, em grande parte, por multinacionais e empresas de grande porte, e sua tributação é calculada conforme o lucro líquido obtido durante o ano. Diferentemente do Simples Nacional, as empresas que atendem aos pressupostos do Lucro Real DEVEM fazer a adesão do regime, não sendo uma escolha

respondido por: gouveiarenandeliz
0

Resposta:

Letra D ( I e III apenas)

Explicação:

A II está errada, pois a alíquota do IRPJ e CSLL é 15% e 9% respectivamente.

Perguntas similares