Uma pesquisa publicada em 20 de julho de 2022 na revista "molecular psychiatry" aponta que a depressão não está necessariamente ligada a baixos níveis de serotonina, um neurotransmissor conhecido com um dos principais hormônios da felicidade. Essa descoberta pode ampliar o leque de tratamentos aplicados para a doença, já que atualmente a maioria é fundamentada por essa lógica. A abordagem tradicional envolve o uso de medicamentos chamados de inibidores de recaptação da serotonina, responsáveis por aumentar a presença dessa substância no corpo. No entanto, o estudo afirma que é ‘hora de reconhecer que a teoria serotoninérgica da depressão não é empiricamente fundamentada’". Disponível em: g1. Globo. Com/saude/noticia/2022/07/23/estudo-sugere-que-depressao-nao-esta-relacionada-com-baixos-niveis-de-serotonina-o-hormonio-da-felicidade. Ghtml tendo em vista a depressão e seu impacto na saúde mental do sujeito, analise as afirmativas. A saúde mental é um processo social, atravessada pelas questões que atravessam a sociedade como um todo, trazendo para o sofrimento e transtornos mentais elementos dessa sociedade. Sendo assim, pessoas negras, lgbtqi+, idosos e outros grupos da sociedade marcados por preconceito e exclusão terão na narrativa de seus processos em saúde mental índices dessas marcas e isso deve ser deixado de lado para uma abordagem assertiva dos problemas
Respostas
Resposta:
Explicação:
Resposta A é a correta
A primeira alternativa está correta, pois a depressão sofre influência dos fatores sociais, porém a segunda alternativa está incorreta, já que eles devem ser levados em conta para um tratamento efetivo. Letra E.
Quais as causas da depressão?
Problemas com a saúde mental tem diversas causas. Podem ser derivadas de:
- genética
- fatores sociais
- fatores bioquímicos
A definição da causa dos transtornos mentais é muito complexa, pois envolve as áreas citadas anteriormente.
Assim, a forma de tratamento e atenuação dos sintomas que mais é indicada no momento atual consiste na avaliação e intervenção sobre esses três fatores por meio da ação farmacológica combinada à terapia.
Assim, com o uso de medicações, trata-se o fator bioquímico, que, como afirma a questão, tende a ser originado de um desequilíbrio nos níveis de serotonina.
E, ainda, devem ser investigados e tratados os fatores sociais por meio da terapia cognitivo comportamental.
Infelizmente, os fatores genéticos ainda não podem sofrer intervenção.
Sobre as afirmativas da questão, considerando o que foi falado, percebemos que:
- a primeira frase está correta, pois problemas na saúde mental são derivados de fatores sociais.
- a segunda frase está incorreta, pois para tratar de forma eficaz os transtornos mentais, principalmente aqueles que têm grande influência causal de fatores sociais, precisamos intervir sobre essa área.
Pergunta completa:
“Uma pesquisa publicada em 20 de julho de 2022 na revista "Molecular Psychiatry" aponta que a depressão não está necessariamente ligada a baixos níveis de serotonina, um neurotransmissor conhecido com um dos principais hormônios da felicidade. Essa descoberta pode ampliar o leque de tratamentos aplicados para a doença, já que atualmente a maioria é fundamentada por essa lógica.
A abordagem tradicional envolve o uso de medicamentos chamados de inibidores de recaptação da serotonina, responsáveis por aumentar a presença dessa substância no corpo. No entanto, o estudo afirma que é ‘hora de reconhecer que a teoria serotoninérgica da depressão não é empiricamente fundamentada’”.
Tendo em vista a depressão e seu impacto na saúde mental do sujeito, analise as afirmativas.
A saúde mental é um processo social, atravessada pelas questões que atravessam a sociedade como um todo, trazendo para o sofrimento e transtornos mentais elementos dessa sociedade.
Sendo assim,
Pessoas negras, LGBTQI+, idosos e outros grupos da sociedade marcados por preconceito e exclusão terão na narrativa de seus processos em saúde mental índices dessas marcas e isso deve ser deixado de lado para uma abordagem assertiva dos problemas.
a.
Ambas as afirmativas estão incorretas.
b.
Ambas as afirmativas estão corretas, mas se contradizem.
c.
A primeira afirmação está incorreta, mas a segunda está correta.
d.
Ambas as afirmativas estão corretas e se complementam.
e.
A primeira afirmação está correta, mas a segunda está errada."
Para saber mais sobre saúde mental: https://brainly.com.br/tarefa/28471854
#SPJ4